O Teatro Goiânia recebe, a partir da próxima semana, a 17ª Edição da Goiânia Mostra Curtas, evento tradicional no calendário cultural goiano. A cerimônia de abertura será na próxima terça-feira, dia 3 de outubro, às 20 horas, com pocket show da cantora Ava Rocha. Na ocasião, será homenageada a atriz paraense Dira Paes, por sua contribuição ao cinema brasileiro, em 32 anos de carreira. O encerramento da programação será no dia 8/10, com celebração ao conjunto da obra do cineasta indigenista Vincent Carelli.
Neste ano, a Curta Mostra Especial tem como eixo temático Os Índios e o Cinema. Um panorama da mais recente produção audiovisual indígena será exibido, com doze filmes de sete estados brasileiros. Na programação estão também as mostras Brasil, Goiás e Animação, sessões exclusivas para crianças, workshops, palestras e lançamentos literários. Todas as atividades são gratuitas. A agenda completa pode ser conferida aqui.
A Goiânia Mostra Curtas é realizada pelo Instituto de Cultura e Meio Ambiente – Icumam, e tem apoio do Programa de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes, da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), entre outros parceiros.
Homenagens

Na noite de encerramento, o festival reverencia a trajetória do cineasta e indigenista Vincent Carelli. Filho de pai brasileiro e mãe francesa, Carelli nasceu em Paris, em 1953, e mudou-se para São Paulo aos cinco anos. Graduou-se em Ciências Sociais na Universidade de São Paulo e desde 1973 está envolvido com projetos de apoio a grupos indígenas no Brasil.
Pocket Show

Também compositora e cineasta, Ava Rocha lançou dois discos: Diurno (Warner, 2011) e Ava Patrya Yndia Yracema (Maravilha8/ Circus 2015). Este último, citado entre os melhores do ano por inúmeras publicações nacionais e estrangeiras, rendeu a Ava o Prêmio APCA 2015 de Artista Revelação e os Prêmios Multishow 2015 de Melhor Hit e Artista Revelação. Dentre os grandes artistas com quem já gravou e se apresentou estão Jards Macalé e Gilberto Gil.
Sobre a mostra




