Teatro Goiânia sedia Festival de Teatro Infantil durante Semana da Criança

A 6ª edição do Festival de Teatro Infantil de Goiás (Festin) será realizada no Teatro Goiânia nesta terça, quarta e quinta-feira, 10, 11 12. Com apresentações de sete espetáculos de cinco grupos teatrais, a programação é gratuita e acessível, contando com intérpretes de libras e audiodescrição em todas as peças. O projeto tem apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás (Fac).

“O Festin sempre aconteceu aos finais de semana, mas, desta vez, estamos realizando no meio da semana, a fim de receber escolas, projetos sociais e entidades que desenvolvem trabalho com crianças e jovens. Decidimos pela Semana da Criança para realmente presentear a comunidade com arte, cultura e educação”, diz Hélio Martins, produtor cultural e idealizador do festival.

A edição traz grupos goianos regionalmente conhecidos e premiados, como a Companhia Flor do Cerrado, Cidade Livre e Teatro Destinatário. Todos os espetáculos têm entradas gratuitas, porém limitadas à capacidade do teatro. Os interessados podem retirar os ingressos no Teatro Goiânia uma hora antes do evento. Já as escolas e projetos que querem garantir a entrada devem fazer agendamento prévio pelo telefone (62) 98145-8939.

Com intuito de promover a inclusão, esta edição do festival também vai contar com uma apresentação preparada para receber pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. A iniciativa faz parte do projeto Teatro Azul, que tem como objetivo oferecer uma experiência de espetáculo mais confortável e acessível. Entre as adaptações para esta peça estão a redução da luz e do volume do som, além da instalação de monitores na plateia. Também não haverá filas e poltronas marcadas, permitindo que as crianças se movimentem pelo local.

Programação

10/10 (terça-feira)
9h – Abertura
9h15 – Espetáculo CaixaMundoEu – Ludmyla Marques
15h – O Mundo Mágico de Dorothy – Cia Flor do Cerrado

11/10 (quarta-feira)
9h – Histórias para contar outra vez – Teatro Destinatário
15h – Mariazinha e Chiquinho na Terra do Rei do Baião – Cia Flor do Cerrado

12/10 (quinta-feira)
10h – Autismo no palco – NAIA Autismo Goiânia
16h – Histórias para Sonhar Acordado – Teatro GTI
18h15 – Entre Letras: Encantados – Cia Cidade Livre

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Seis suspeitos são presos por assalto a shopping em Manaus; itens roubados são recuperados

Seis suspeitos de participarem de um assalto ao Manauara Shopping, localizado na zona centro-sul de Manaus (AM), foram detidos ao longo da semana. O crime ocorreu no último sábado, 14, quando homens armados invadiram a unidade da joalheria Vivara, roubando relógios e joias. Os itens furtados foram recuperados, e cinco armas usadas no assalto foram apreendidas.

O primeiro suspeito, de 31 anos, foi preso no mesmo dia do crime por policiais militares que participam da Operação Natal, iniciada em novembro. Outros três suspeitos foram capturados na segunda-feira, 16.

Na quarta-feira, 18, houve um confronto entre policiais civis da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e um dos suspeitos, identificado como Cláudio Vítor da Silveira, que acabou morto. Na mesma data, outro suspeito, que ajudou na fuga de Silveira, foi preso. Um sexto homem, conhecido como Joel, foi detido na quinta-feira, 19, por auxiliar na fuga dos criminosos.

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas, Bruno Fraga, as investigações estão em andamento. O crime foi planejado, e os suspeitos já haviam comprado passagens aéreas para deixar o estado. Todos os envolvidos têm antecedentes criminais e mandados de prisão em aberto, incluindo por organização criminosa e roubo. Eles serão acusados de roubo triplamente majorado e outros crimes.

O assalto ao Manauara Shopping gerou pânico entre funcionários e clientes, com imagens de correria circulando nas redes sociais. A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas informou que ninguém ficou ferido durante o tiroteio.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp