Press "Enter" to skip to content

Tebet espera que Lula mantenha presença feminina em mudanças ministeriais

Última atualização 12/07/2023 | 16:09

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, comentou nesta quarta-feira, 12, as possíveis mudanças que podem ser feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Esplanada dos Ministérios. A titular da pasta econômica foi questionada sobre as iminentes trocas, principalmente, em pastas comandadas por mulheres.

“Não falo sobre o núcleo político, mas se, por ventura, isso tiver acontecendo e tiver uma mudança ministerial, vamos torcer para que sejam colocadas mulheres. Que outras possam assumir novos cargos”, disse a ministra na chegada ao Palácio do Planalto para participar do relançamento do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia.

Tebet acrescentou: “o importante é que a proporcionalidade nunca caia”. A ministra reforçou que Lula se importa com a proporcionalidade e que, com eventuais mudanças, a questão de gênero será compensada. A presença feminina em cargos de importância do governo é fundamental para “que todas as mulheres sejam beneficiadas com políticas públicas, para que possam avançar com programas e projetos”.

No momento, ao menos três mulheres correm risco de deixar a gestão de Lula. A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, já teve a demissão confirmada, mas ainda não foi exonerada oficialmente. Além dela, a ministra dos Esportes, Ana Moser, e a presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, estão com os cargos ameaçados.