Técnico do Borussia Dortmund prega coragem diante do Bayern de Munique: “Quem tentou apenas se defender…”
Niko Kovac diz que time de Dortmund precisa ter cuidado na defesa, mas também colocar rival em pressão. Bávaros não vencem o clássico desde 2023
O Campeonato Alemão tem apenas seis rodadas realizadas, mas já tem o Bayern de Munique como líder isolado. O time bávaro vem vivendo um grande começo de temporada e venceu os seis jogos que disputou na Bundesliga, além de estar com 100% de aproveitamento em todas as competições. Tudo isso, porém, não pode ser motivo de medo para o Borussia Dortmund, rival no clássico do próximo sábado, de acordo com o técnico Niko Kovac.
O comandante do time de Dortmund afirmou que, por mais que o ataque do rival venha produzindo muitos gols, sua equipe não pode ficar pensando apenas em se defender. E pregou coragem para o duelo em Munique.
“Acho que se jogarmos com muito medo em Munique, vai ser complicado. Os jogos anteriores mostraram que todas as equipes que tentaram apenas se defender… Isso não funciona, porque a qualidade deles é muito alta.” — Niko Kovac, técnico do Borussia Dortmund
O Bayern marca cerca de quatro gols por jogo. E fazer quatro gols fora de casa para tentar abrir diferença vai ser difícil. Precisamos defender bem, temos feito isso nas últimas semanas, e o Bayern também. Mas também temos qualidade no ataque, precisamos buscar o gol. Temos que colocar o adversário sob pressão também. E eu respeito e valorizo muito o Bayern de Munique, assim como o Bayern certamente nos respeita – completou Kovac, em coletiva nesta quinta-feira.
Apesar do grande começo de temporada e de um histórico de muitas vitórias no Der Klassiker, o Bayern de Munique chegará para o confronto de sábado em uma situação diferente. Os bávaros não vencem o rival desde 2023, vindo de uma derrota e dois empates. E Kovac fez questão de lembrar a última visita do Dortmund, em abril, quando os times empataram em 2 a 2.
“Eles sabem que na temporada passada fizemos um jogo muito, muito bom lá. Foi realmente um grande jogo, conseguimos um empate lá. E se jogarmos como no ano passado, acho que temos uma boa chance de conseguir algo lá. Mas precisamos ter coragem.”
O Bayern de Munique, porém, leva vantagem no histórico do confronto: são 66 vitórias em 137 jogos, além de 37 empates. Os bávaros chegaram a vencer oito clássicos seguidos entre 2019 e 2022. Na Bundesliga 2025/26, o Bayern tem sete pontos de vantagem para o rival, que somou apenas 11 em seis jogos.