Veja todos os técnicos demitidos no Brasileirão 2025
Saiba quais equipes já mudaram o comando nesta edição do campeonato nacional
Fortaleza perde para o Internacional fora
Dois dias depois de perder para o Internacional por 2 a 1, no Beira-Rio, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza demitiu o técnico Renato Paiva nesta terça-feira (02).
Contratado para substituir Juan Pablo Vojvoda, o português teve apenas 20% de aproveitamento, com uma vitória em 10 jogos, além de três empates e seis derrotas. Com a missão de tirar o Laion da zona de rebaixamento, o técnico não conseguiu cumprir a missão e ainda foi eliminado na Libertadores, ao cair nas oitavas de final para o Vélez Sarsfield, da Argentina. Foi a 17ª troca de técnico entre os clubes da Série A.
O Gato Mestre traz abaixo todas as mudanças que já aconteceram na edição de 2025 do campeonato nacional da mais recente à primeira de todas que foi a queda de Mano Menezes no Fluminense após a primeira rodada do campeonato.
A primeira passagem do técnico português pelo Fortaleza chegou ao fim depois de 10 jogos em um mês e meio. O aproveitamento ruim, de 20%, sendo uma vitória, três empates e seis derrotas, fez com que a diretoria do Leão do Pici optasse por encerrar a passagem dele mais cedo.
Renato Paiva foi contratado para substituir um dos maiores técnicos da história do clube. Ele chegou ao Fortaleza no lugar de Juan Pablo Vojvoda, mas não conseguiu chegar nem perto do retrospecto do treinador argentino. A única vitória havia sido contra o Bragantino, em 26 de julho, na 17ª rodada do Brasileirão.
Um dos atos marcantes na gestão de Renato Paiva foi o afastamento de Deyverson e outros atletas do elenco.
A quarta passagem de Cuca pelo Atlético-MG foi encerrada com um aproveitamento de 57,04% (45 jogos, 22 vitórias, 11 empates e 12 derrotas, com 64 gols pró e 39 gols contra). Apesar do título estadual sobre o América-MG, em março, e de ter levado ao Galo às quartas de final da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana, os últimos resultados pesaram na demissão do treinador.
Além do revés em casa para o Cruzeiro, na ida das quartas da Copa do Brasil, a campanha recente no Brasileirão também teve impacto na saída de Cuca. Considerando somente o período pós-Copa do Mundo de Clubes, o Alvinegro tem o pior desempenho entre as equipes do Campeonato Brasileiro. Em sete partidas neste recorte, o time acumula uma vitória, um empate e cinco derrotas (19% de aproveitamento).
Carille deixa o Vitória com um retrospecto discreto: foram nove jogos, tendo vencido apenas uma partida, além de cinco empates e três derrotas. Nesse período, o Vitória marcou oito gols e sofreu 18, números que refletem a dificuldade da equipe em ser eficiente no ataque e segura na defesa. O aproveitamento do treinador foi de 29,63%, com média de 0,89 gol marcado e dois sofridos por partida.
O Santos deu a chance de Cléber Xavier ter sua primeira experiência como técnico principal depois de muitos anos como auxiliar de Tite, incluindo passagem pela Seleção. No entanto, a paciência do clube alvinegro durou apenas 15 partidas. Foram cinco vitórias, quatro empates, seis derrotas e um aproveitamento de 42%. Foi o segundo técnico demitido pelo Peixe em 2025, que, antes de Cléber, teve Pedro Caixinha no comando. Juan Vojvoda foi anunciado como próximo treinador santista.
Não houve muito tempo para Cláudio Tencati tentar recuperar o Juventude no Brasileirão. Foram apenas 7 jogos à frente da equipe de Caxias do Sul e, após três derrotas seguidas, a diretoria do clube gaúcho decidiu pelo encerramento do vínculo do treinador. Foi a segunda troca de técnicos da equipe na atual edição do campeonato; Fábio Matias foi o primeiro comandante do Papo em 2025. O retorno de Thiago Carpini foi acertado para tentar salvar o time gaúcho do rebaixamento.
Vojvoda deixou o Fortaleza após mais de quatro anos no clube, já que chegou em maio de 2021. Foram cinco títulos conquistados (duas Copa do Nordeste e três Estaduais), três classificações para a Libertadores e campanhas que elevaram o patamar do Tricolor do Pici. As cinco derrotas seguidas no Brasileirão somadas à eliminação nas quartas de final da Copa do Nordeste foram o suficiente para o clube cearense dispensar os seus serviços. Renato Paiva foi escolhido como substituto.
O Brasileirão parou no dia 12 de junho, o Vitória teve 14 dias de férias, voltou aos treinos em 27 de junho e, em seu primeiro jogo oficial desde então, perdeu para o Confiança e foi eliminado nas quartas da Copa do Nordeste. Foi o suficiente para que o clube rubro-negro decidisse por sua saída após mais de um ano como técnico da equipe baiana. Fábio Carille foi o seu substituto.
A Copa do Mundo de Clubes fez mais uma vítima na dança de técnicos. Renato Paiva foi duramente criticado por John Textor pela postura do Botafogo na eliminação para o Palmeiras nas oitavas de final e voltou demitido dos Estados Unidos. Nem a histórica vitória sobre o PSG, atual campeão europeu, na fase de grupos do Mundial salvou o emprego de Paiva. Davide Ancelotti, filho do técnico da Seleção Carlo Ancelotti, foi contratado no lugar do português.
Zubeldía passou por um longo processo de fritura no São Paulo mesmo depois de completar um ano no cargo no mês de abril. A cada mau resultado vinham questionamentos ao seu trabalho, o que irritou o técnico argentino em várias coletivas até a decisão em comum acordo por sua saída. Seu substituto também é argentino: Hernán Crespo.
O português António Oliveira substituiu o seu conterrâneo Pepa sem sucesso. Foi uma passagem relâmpago de apenas 4 jogos, todos pelo Brasileirão, com 1 empate e 3 derrotas (aproveitamento de 8%). Em seu lugar, Daniel Paulista aceitou a proposta do Leão para a sua quarta passagem pelo clube.
Fábio Matias é mais um treinador que perdeu o emprego por conta de seguidos resultados negativos. Sob o seu comando, o Juventude ficou cinco jogos sem vencer no Brasileirão, com quatro derrotas e um empate. Cláudio Tencati deixou o Atlético-GO, que está na Série B, para assumir o clube gaúcho.
O Sport encerrou a 7ª rodada do Brasileirão como o único dos 20 clubes ainda sem vencer no torneio. E isso custou o emprego do português Pepa, demitido logo depois da derrota por 2 a 1 para o Fluminense, no Maracanã. O também português António Oliveira foi o seu substituto.
Após uma sequência de quatro jogos sem vencer, Fábio Carille foi demitido pelo Vasco. O anúncio foi feito pelo presidente do clube Pedrinho, minutos depois da derrota por 1 a 0 para o Cruzeiro, pela 6ª rodada do Brasileirão. Fernando Diniz assumiu o comando do time.
Assim como Quinteros no Grêmio, Ramón Díaz foi demitido do Corinthians depois da quarta rodada do Brasileirão. O desligamento aconteceu no dia seguinte à derrota para o Fluminense, na Neo Química Arena. Demitido recentemente da seleção brasileira, Dorival Júnior foi escolhido como substituto.
Foi o primeiro técnico demitido deste Brasileirão. A decisão por seu desligamento ocorreu após a derrota do Fluminense por 2 a 0 para o Fortaleza, logo na estreia, no Castelão. Renato Gaúcho assumiu em seu lugar.
Depois da segunda rodada sem trocas no Brasileirão, o português foi desligado do Santos ao fim da terceira partida na competição. Após rápida passagem de César Sampaio como interino, Cléber Xavier, ex-auxiliar de Tite, assumiu o comando do Peixe.