Press "Enter" to skip to content

Tecnologia contra ataques cibernéticos

Última atualização 08/03/2021 | 16:37

O relatório de inteligência de ameaças para a América Latina da Fortinet aponta que o Brasil foi alvo de cerca de 3,4 bilhões de tentativas de golpes entre janeiro e setembro de 2020. Outro relatório da Chainalysis mostra que só os ataques de ransomware, situação em que um hacker acessa e sequestra um ou mais arquivos da vítima e exige pagamento para resgate do material, tiveram um aumento de 311% em comparação com 2019, causando prejuízos de mais de US$ 350 milhões.

Esses números mostram que a preocupação com o aumento de ataques hackers nesse cenário de pandemia tem aumentado, pois a circulação de dados pela internet também tem aumentado. As empresas passaram a adotar novas tecnologias para assegurar que suas informações e dados estejam protegidos dos ataques cibernéticos.

O blockchain, que em tradução literal significa cadeia de blocos, que forma um banco de dados constituído por blocos de informações interligadas e descentralizadas (formados por computadores espalhados pela web), é um dos modelos que tem ganhado mais adeptos. No blockchain, o sistema é rastreado e criptografado de ponta a ponta, garantindo ainda mais segurança das informações.

O sistema está começando a ser mais difundido no Brasil. A GoLedger, por exemplo, empresa que desenvolve soluções blockchain e atuava com foco na área pública, agora está desenvolvendo soluções também para o setor privado. Para ter um feedback real neste início, a GoLedger desenvolveu o programa Early Adopters em que selecionou empresas de diversos segmentos para usar seu sistema por seis meses gratuitamente a fim de aprimorar seus recursos.

Entre as participantes, a plataforma de permutas multilaterais XporY foi a única startup goiana selecionada. A iniciativa ainda conta com as startups HA Tecno (soluções biométricas), Soluta (diagnósticos de conformidade com a LGPD), Selletiva (logística reversa), Blackgold (rastreabilidade e certificação do cacau) e Gustto (empresa de software).

Investir no sistema blockchain para garantir a segurança das informações ganhou ainda mais relevância diante do cenário de pandemia que estamos enfrentando e, sem dúvida, é uma das tendências que deve crescer nos próximos anos. Neste momento, é importante que as empresas se preparem para este desafio.

*Rafael Barbosa, sócio-fundador da XporY.com e especialista em inovação e economia colaborativa