Teleférico vertical e elevador panorâmico em furna no Parque Vila Velha

teleferico-vertical-e-elevador-panoramico-em-furna-no-parque-vila-velha

Parque do Paraná terá teleférico vertical com elevador panorâmico em furna

Estrutura funcionou entre a década de 1980 e o ano 2000, e está sendo revitalizada. Descida soma 54 metros e vai até deck flutuante.

Parque do Paraná terá teleférico vertical com elevador panorâmico em furna

Parque DE Vila Velha, que fica em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, terá um teleférico vertical com um elevador panorâmico que dará acesso à furna dos Andorinhões. A atração permitirá que os visitantes desçam na caverna vertical por cerca de 54 metros e caminhem por um deck flutuante que fica sobre o lago do fundo da furna.

A estrutura já existe e funcionou entre a década de 1980 e o ano 2000. Saiba mais abaixo. Ela está sendo revitalizada pela Soul Vila Velha, empresa concessionária do parque. A previsão é que as obras sejam finalizadas no segundo semestre de 2026.

O investimento será de aproximadamente R$ 13,2 milhões, custeado pela empresa. O projeto, autorizado pelo Instituto Água e Terra (IAT), prevê a limpeza e a proteção das paredes rochosas e a retirada, revitalização e recolocação das peças e da estrutura do elevador. Além de resgatar um ícone afetivo e histórico do parque, a expectativa é de que a reativação do elevador intensifique o turismo da região. Pesquisas internas apontam que o atrativo pode aumentar em até 50% o número de visitantes; ao longo de 2024, cerca de 70 mil pessoas visitaram o parque.

O elevador panorâmico do teleférico vertical do Parque Vila Velha foi instalado originalmente entre 1979 e 1981. Ele funcionou duas décadas, até o ano 2000. A desativação aconteceu por questões ambientais, principalmente relativas a danos causados nos paredões de pedra da furna, que tem 450 milhões de anos. Agora, a revitalização é acompanhada pelo IAT, órgão ambiental do governo do Paraná.

O Parque Vila Velha fica na margem da BR-376 em Ponta Grossa, a cerca de 90 km de Curitiba. Ele foi o primeiro parque estadual criado no Paraná, em 1953, e atualmente é administrado pela Soul Vila Velha, uma empresa do Grupo Soul Parques. O local recebe visitantes diariamente, exceto às terças-feiras, entre às 9h e às 17h. As bilheterias funcionam até as 15 horas, e o parque indica a chegada ainda pela manhã, para que os visitantes possam conhecer todos atrativos, que incluem arenitos, furnas e a Lagoa Dourada. No local, os turistas também encontram opções gastronômicas e podem aproveitar atrações de aventura, como tirolesa, arvorismo e cicloturismo. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo site do parque.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp