Última atualização 14/04/2022 | 17:27
Quem nunca recebeu uma ligação ou mensagem de empresas de telemarketing oferecendo serviços de internet e telefonia? A prática, que é bastante comum, incomoda muitos brasileiros. No entanto, as ligações e mensagens em excesso podem gerar multas para a empresa por perturbação de trabalho ou sossego alheios e até propaganda abusiva. O valor da penalização pode chegar a R$ 11 milhões, a depender do porte da empresa e se ela é reincidente.
Outra situação comum é a “chamada muda”, que também requer atenção da população. Ela acontece quando um individuo recebe uma ligação, mas, não ouve nada e em seguida a conversa é encerrada. Para o titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor do Estado de Goiás (Decon-GO), Webert Leonardo, há duas hipóteses para esse tipo de chamada: um tipo de telemarketing ou golpe.
“Podem ser robôs para a certificação de que aquela linha atendida está ativa, e posteriormente a empresa efetue uma ligação oferecendo determinados produtos. Há também a chance de ser um golpista do outro lado da linha, que enquanto a pessoa fala sem ouvir nada, ele está captando os dados da vítima pela ligação”, explica.
Ocorrência
A prática, conforme Webert, pode ser denunciada na própria delegacia ou no Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) estadual e municipal de forma online. Ele também alfineta as operadoras de telemarketing para aderirem a nova legislação, onde as empresas desse ramo precisam ter a identificação no número de contato.
A lei que entrou em vigor há mais de um mês, obrigada as empresas a usarem números de telefone móvel com o prefixo 0303, a fim de permitir que os consumidores identifiquem a chamada e decidam se querem atendê-la. No entanto, apenas 324 códigos cadastrados na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foram ativados.
“O cidadão que venha atender a ligação precisa ficar atento a promoções e comandos que esses interlocutores venham determinar ao usuário do telefone abordado. Não tenha pressa, confirme as informações e não passe os seus dados. O risco do consumidor se tornar vítima de um golpe é grande”, concluiu o delegado.
Importunação
Para a doméstica Sílvia Sebastiana da Silva, de 48 anos, a identificação do número das operadores de telemarketing ajudaria no controle a população a não perder tempo com coisas “sem importância”. Ela diz que recebe ligações de empresas oferecendo serviços de Internet e créditos bancários diariamente, mesmo após ter deixado claro o seu desinteresse.
“Já falei muitas vezes que não quero cartão, não quero Internet. Toda vez que me ligam eu peço para não me ligarem porque não tenho interesse, mas passa algumas horas e começam a ligar de novo. Muitas vezes não dá para identificar o número, já que quando você bloqueia um outros aparecem”, disse.