Telemarketing usa números sem registro na Anatel para driblar regra do 0303; saiba como proceder

A regra que obriga empresas de telemarketing a incluírem os números 0303 nas chamadas começou a valer dia 10 de março deste ano. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou a medida em dezembro de 2021 e as empresas tiveram 90 dias para se adaptar. Ainda assim, quatro meses depois da mudança, consumidores continuam recebendo ligações sem o prefixo. Para escaparem da fiscalização, empresas vêm trocando de número diversas vezes, usando aqueles que não estão registrados na agência reguladora.

Ao longo de uma semana, a médica Mônica Silva recebeu diversas ligações de um mesmo banco, do qual ela não é cliente. A instituição ligou para oferecer serviços. “Não tinha o prefixo 0303 identificando que era telemarketing e, por causa da minha profissão, eu preciso atender ligações. Eles me ligaram de, no mínimo, quatro números de telefones fixos diferentes”, relata. Mônica disse que pediu para que retirassem seu número do sistema, mas não sabia a quem recorrer para denunciar ou reclamar sobre a empresa.

A nova medida que acrescenta o 0303 já está valendo para ligações feitas a partir de celular. Já as de telefone fixo, como as que Mônica recebeu, podem ser feitas até junho deste ano.

De acordo com o presidente da Comissão de Direito do Consumidor da OAB Goiás, Gediael Santos, as empresas podem pagar multas milionárias por descumprir a regulamentação. Por outro lado, elas vêm escapando das regras.

“Já estão burlando o sistema. Vão mudando de número, usando telefones que não estão cadastrados na [Agência Nacional de Telecomunicações] Anatel”, explica o especialista.

Dessa forma, as empresas fazem as ligações a partir de telefones que, a princípio, não são delas, de acordo com o cadastro da Anatel. A estratégia dificulta a fiscalização.

Como denunciar

Por estas estratégias, Santos explica que é essencial que o consumidor denuncie a empresa junto a algum órgão de defesa dos direitos do consumidor, como o Procon. Existem ainda os casos em que a empresa é levada à Justiça. Em nenhuma das duas situações o consumidor precisa provar que recebeu as ligações sem o prefixo 0303. “É a inversão do ônus da prova. Não precisa provar que ligações de números diferentes são da mesma empresa, por exemplo. Basta informar os fatos, tirar um print”, explica o especialista. Além da multa, a empresa pode perder o recurso do número, ou seja, perder a linha telefônica.

O presidente da Comissão de Direito do Consumidor da OAB Goiás conta ainda que, à medida que vão tendo dificuldade nas ligações, as empresas de telemarketing migram para aplicativos de mensagem. “Isso é bem atual e vem sendo discutido. Não existe uma regulamentação específica para esses casos, mas toda forma de contato que for feito com o consumidor precisa respeitar a regulamentação que já existe”, orienta.

Formas de bloquear a ligação de telemarketing

Os brasileiros são os consumidores que mais recebem ligações de telemarketing no mundo todo, segundo a Anatel. São 35 chamadas por mês, em média.

Além dos aplicativos que conseguem bloquear chamadas indesejadas nos smartphones, a própria Agência oferece o serviço “Não me Perturbe”. Nove milhões de brasileiros já se cadastraram. Clique aqui para acessar.

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Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

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