Press "Enter" to skip to content

Tem mais de 40 anos? Liberada quarta dose contra Covid, nesta terça, 21

Última atualização 20/06/2022 | 17:19

A partir desta terça-feira, 21, as pessoas acima de 40 anos já podem tomar a quarta dose de vacina contra a Covid-19. A segunda dose de reforço para esse público foi liberada na semana passada, mas somente nesta segunda-feira, 20, o Ministério da Saúde (MS) publicou uma nota técnica com orientações para as prefeituras. A população que se encaixa no perfil receberá aplicações de Pfizer, Astrazeneca e Jansen.

A recomendação vale para quem tomou a primeira dose de reforço há pelo menos quatro meses. A quarta dose ou segunda dose de reforço priorizava somente idosos, pacientes imunocomprometidos e pessoas com mais de 50 anos e trabalhadores da saúde. A corrida da Prefeitura de Goiânia é para ampliar o esquema vacinal da população a partir dos 5 anos de idade, como o de adolescentes de 12 a 17 anos, que já podem tomar o primeiro reforço ou terceira dose. 

A justificativa do Ministério da Saúde é de que o surgimento de novas variantes de preocupação e tendência de aumento do número de casos de Covid, também devem ser considerados, sobretudo para recomendações a grupos mais vulneráveis e expostos.

Goiânia registrou 263 novos casos e nenhum óbito entre na semana entre 06 e 13 de junho, de acordo com o boletim epidemiológico mais recente da Secretaria de Saúde de Goiânia. As pessoas entre 20 e 39 anos lideram a quantidade de casos (38%) do total, seguido pela faixa etária entre 40 e 59 anos  (34%).

Como e onde se vacinar?

Para a vacinação em Goiânia, é preciso apresentar o CPF, documento de identificação com foto e data de nascimento, comprovante de endereço e também da dose anterior. Não é necessário agendamento nas cerca de 70 salas de vacinação de rotina espalhadas pela cidade (clique aqui para conferir a lista completa) que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 16h. 

Além disso, nesta semana a prefeitura da Capital disponibiliza postos itinerantes. Um deles estará nesta terça, 21, no Conselho Regional de Enfermagem (Coren), no setor Marista, na quarta, 22, no Ita Transportes, no setor Balneário Meia Ponte, na quinta, 23, no Atacadão da Avenida Perimetral Norte. Em todos eles, o atendimento é das 8h às 16h.

Os moradores de Aparecida de Goiânia contam com 39 postos fixos, sendo 37 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), a Central de Imunização (Rua São Domingos, 100, Centro) e a Maternidade Marlene Teixeira (Rua das Bandeiras, 26, Vila Brasília) com doses à disposição. É necessário apresentar documentos pessoais e o cartão de vacinação.