O Presidente Michel Temer afirmou nesta terça-feira (21) que um “alarde” em torno da operação Carne Fraca causou “embaraço econômico” para o país.
Temer discursou em evento organizado pelo Council of the Americas e pela Apex (Agência Brasileira de Promoção às Exportações).
“Houve um grande alarde nos últimos dias em relação à carne brasileira. Evidentemente que isso causa, não posso deixar de registrar, um embaraço econômico para o país, porque as alguns países já pensam ou pensaram em suspender [a importação]”, afirmou o presidente.
De acordo com Temer, a decisão da Coreia do Sul em retomar as importações da carne de frango brasileira se deu, provavelmente, em função da “pronta resposta das autoridades brasileiras, e dos esclarecimentos mais do que cabais”.
Ele repetiu que, das mais de 4,3 mil plantas de processamento de carne instaladas no país, três tiveram suas atividades suspensas enquanto outras 19 estão sendo investigadas. Também disse novamente que, de mais de 11,3 mil servidores do ministério da Agricultura, cerca de 30 estão sendo investigados.
De acordo com o presidente, os números mostram a “insignificância dos fatos”. “Mas os desvios, se há, devem e estão sendo apurados”, acrescentou.