Temer sinaliza apoio a construção de hospital municipal em Aparecida

O Presidente Michel Temer sinalizou de forma positiva apoio do Governo Federal para compra dos equipamentos do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia e recursos para custeio da unidade, que possui 220 leitos. O compromisso foi feito durante audiência do prefeito Gustavo Mendanha (PMDB), secretário de Saúde Edgar Tollini e deputado Daniel Vilela (PMDB), com o Presidente Michel Temer (PMDB), nesta quarta-feira (18), em Brasília.

No final de junho deste ano, o Ministro da Saúde Ricardo Barros anunciou a liberação dos R$ 18 milhões para o funcionamento da primeira etapa do Hospital Municipal, que seriam pagos em duas parcelas. A primeira, no valor de 9.8 milhões, foi paga em julho. Em setembro, o ministro reafirmou seu compromisso com Aparecida na liberação da segunda parte do recurso, que deve ser creditada até o final do ano para que a licitação seja iniciada imediatamente.

O Presidente Michel Temer ouviu todas as demandas da bancada goiana e garantiu apoio do Governo Federal para Aparecida. “Quero visitar o município em breve, principalmente por conta do novo Hospital, que será referência na região”, ressaltou o peemedebista, durante o encontro.

“Estamos felizes por mais uma agenda positiva em Brasília. Estivemos com o Presidente buscando uma solução para o Hospital. Já são alguns meses na expectativa para a compra dos equipamentos e da liberação do custeio. Com isso teremos condições de inaugurar o hospital, salvando muitas vidas. Mais uma vez vim acompanhado de toda bancada goiana. Nossa equipe trabalha para trazer bons frutos para cidade. É o compromisso de fazer o melhor para todos os aparecidenses”, destacou o prefeito Gustavo Mendanha.

O secretário de Saúde Edgar Tollini explanou acerca do potencial do Hospital Municipal e da necessidade do funcionamento da unidade. “O Presidente se comprometeu a falar com o ministro Ricardo Barros. O hospital vai atender uma macrorregião de aproximadamente um milhão de pessoas. Pedimos também o aumento do teto de média e alta complexidade, equipamentos para o Centro de Especialidades e recursos para atenção básica. Temos muitas demandas e muito trabalho pela frente”, pontuou o secretário.

O prefeito Gustavo Mendanha foi acompanhado do Senador Wilder de Morais (PP), deputados federais Daniel Vilela (PMDB), Pedro Chaves (PMDB) e João Campos (PRB), e ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Aparecida Maguito Vilela. Além da secretária de Projetos e Captação de Recursos Valéria Pettersen.


Hospital Municipal

O Hospital Municipal possui 21 mil metros quadrados, sendo seis blocos, que incluem pediatria, geriatria, dois para clínica médica e dois para pós-cirurgia. O HMAP abriga ainda 220 leitos, sendo 90 leitos clínicos, 60 leitos cirúrgicos, 20 leitos pediátricos, 30 leitos de UTIs, 10 leitos de recuperação anestésica e 10 leitos de reanimação e observação. A unidade fica na Avenida V-5, áreas 01 a 04, no setor Cidade Vera Cruz. A obra foi orçada em cerca de R$ 64 milhões.

Segundo Edgar Tollini, o Hospital Municipal entrará em funcionamento em etapas. “Na primeira estão previstos 60 leitos clínicos, a ala de diagnóstico, parte do centro cirúrgico, 20 UTIs adulto, parte administrativa, lavanderia, Central de Material Esterilizado, cozinha e pronto socorro que tem 10 leitos”, explica o secretário.

.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Intervenção programada da Saneago afeta bairros em Goiânia neste sábado, 23

No sábado, 23, as equipes da Saneago realizarão uma intervenção programada para executar a segunda etapa da interligação de adutora de água tratada que liga o Bairro Vila Adélia ao Centro de Reservatório Atlântico, em Goiânia. Essa operação, que ocorrerá entre 4h e 17h, pode prejudicar o abastecimento de água em mais de 120 setores da cidade.
 
A intervenção afetará vários bairros de Goiânia, incluindo Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faicalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
 
Além disso, outros reservatórios também serão afetados, como o Reservatório Novo Horizonte Apoiado, o Reservatório Canadá Apoiado, o Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado, o Reservatório Jardim Lisboa Apoiado e Elevado, o Reservatório Santa Rita Apoiado e Elevado, e o Reservatório Orientville, entre outros.
 
O fornecimento de água será retomado de forma gradual assim que a intervenção for concluída, com previsão de normalização até a noite de domingo, 24 de novembro. Imóveis com caixa d’água não sentirão o desabastecimento, mas a Saneago pede a compreensão dos consumidores e o uso moderado da água tratada nas caixas d’água.
 
Bairros afetados por reservatório:
 
  • Reservatório Atlântico: Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faiçalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
  • Reservatório Novo Horizonte Apoiado: Vila Novo Horizonte.
  • Reservatório Canadá Apoiado: Residencial Canadá.
  • Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado: Jardim Alphaville, Jardim Atlântico, Jardim Caravelas, Jardim Presidente, Jardins Madri, Orientville, Residencial Alphaville, Residencial Barcelona, Residencial Fidelis, Residencial Flamingo, Residencial Forteville Extensão, Residencial Forteville, Residencial Gardenia, Residencial Recanto das Emas, Residencial Rio Verde, Residencial Santa Fe, Residencial Sevilha, Residencial Tres Marias.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos