“Temos certeza de que muitas vidas serão salvas”, diz Rogério Cruz ao assinar termo

O prefeito Rogério Cruz assinou, na manhã desta segunda-feira, 13, o termo de colaboração para a construção do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), em solenidade no Residencial Barravento. Ele parabenizou o governador Ronaldo Caiado pelo lançamento das obras e se disse honrado por participar de um momento histórico da gestão estadual. “Temos certeza de que muitas vidas serão salvas”, afirma.

A unidade será edificada em área situada na BR-153 e, por iniciativa do prefeito, o Estado foi isento de pagar Taxa de Aprovação de Desmembramento, no valor de R$ 269 mil. “Trabalhamos com agilidade para desburocratizar os processos e assim, ajudar esse projeto a sair com rapidez do papel”, diz Rogério Cruz. “Nasce aqui o maior projeto do nosso governo”, afirma Caiado ao projetar entrega da obra em setembro de 2023.

O prefeito também falou da satisfação pelas demandas solucionadas por ele e Caiado, desde o início das gestões. “Nunca é demais parabenizar todos os servidores que atuaram na linha de frente do combate à Covid 19. Agora, lidarão com esse novo e importante desafio, o Cora. Além de amparar quem dele precisar, tornará Goiânia centro de referência no tratamento e no combate ao câncer, tenho absoluta convicção”, pontua.

Rogério Cruz lembrou, ainda, que lançou, no final do ano passado, por iniciativa da primeira-dama, Thelma Cruz, o programa Goiânia Sempre Rosa, que tem por objetivo incentivar as goianienses a se cuidarem preventivamente contra o câncer de mama. “Na capital de Goiás, a luta não se dá só em outubro, mas o ano inteiro, como tem de ser”, aponta.

Ao lançar as obras, Caiado relatou as dificuldades burocráticas que enfrentou para cumprir todos os procedimentos necessários para dar início ao projeto. Parabenizou o prefeito de Goiânia pela celeridade com que providenciou a autorização para utilização do solo do terreno.

“Rogério Cruz me entregou tudo em tempo recorde, e devo dizer que nunca vi isso em lugar nenhum do País”, pontua. Ele lembra que a Câmara de Vereadores, por sua vez, também votou “em menos de 24 horas”, o projeto de lei nº 159/2022 que isentou o Estado de Goiás do pagamento da Taxa de Aprovação de Desmembramento da área destinada à construção.

“Se essa obra se torna hoje uma realidade, com previsão de ser entregue entre 18 e 20 meses, é porque houve uma parceria de transparência”, ressalta o governador, ao se referir aos esforços de todas as instituições e que se envolveram diretamente para acelerar os trâmites burocráticos.

O Cora

Com investimento de R$ 427,7 milhões de recursos do Tesouro Estadual, o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora) terá área total construída de 44,7 mil metros quadrados e será erguido próximo à Central de Abastecimento de Goiás (Ceasa), em Goiânia.

Contará com 148 leitos destinados à internação de pacientes adultos e pediátricos, além de recepção, ambulatório, laboratório, setor de exames por imagem, centro de infusão quimioterápico, enfermaria, UTI adulto e pediátrico, centro cirúrgico, centro de material e esterilização, enfermaria, gerador de energia, farmácia, almoxarifado e serviços de apoio.

Na primeira etapa de funcionamento, o Governo de Goiás ofertará tratamento oncológico especializado às crianças e adolescentes. Na segunda fase, ampliará o tratamento especializado a adultos, além de oferecer serviços e exames de prevenção para identificar, monitorar e tratar de maneira precoce a ocorrência da doença.

O nome do hospital, em homenagem à sensibilidade e humanismo da poetisa goiana Cora Coralina, se soma à proposta de oferecer tratamento humanizado, moderno e de ponta aos pacientes.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Hetrin alerta sobre riscos do uso de suplementos vitamínicos sem orientação

A rotina agitada muitas vezes impede refeições equilibradas e hábitos saudáveis, resultando em fraqueza e cansaço. Com a ingestão reduzida de legumes, frutas e verduras, muitos recorrem a suplementos vitamínicos, sem orientação, o que pode trazer riscos à saúde.

Médica do pronto-socorro do Hetrin (Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira dos Santos), Natália Sardinha alerta sobre os riscos de usar suplementos vitamínicos sem orientação médica, o que pode trazer sérios riscos à saúde.

“A suplementação deve ser considerada apenas quando há uma deficiência diagnosticada, sendo essencial que o médico avalie os sintomas do paciente e, se necessário, solicite exames para confirmar a necessidade de reposição”, orienta a médica da unidade de saúde do Governo de Goiás.

Ela ressalta que, em muitos casos, uma dieta balanceada é suficiente para fornecer os nutrientes essenciais sem a necessidade de suplementação adicional.

Para os idosos, porém, a médica observa que as mudanças fisiológicas, associadas ao envelhecimento, como a alteração do olfato e paladar, podem afetar a alimentação.

“A idade avançada pode aumentar a necessidade de proteínas, reduzir a biodisponibilidade da vitamina D e diminuir a absorção de nutrientes como a vitamina B6, fatores que tornam a avaliação nutricional ainda mais importante”, explica a médica.

Suplementos vitamínicos

O alerta aponta que o uso de vitaminas, sem acompanhamento profissional, pode ser prejudicial.

“O uso excessivo de vitaminas pode, por exemplo, levar à intoxicação, além de afetar órgãos como os rins e o fígado”, pontua Dra. Natália.

Outro ponto preocupante são as recomendações não verificadas nas redes sociais com promessas de benefícios como rejuvenescimento, fortalecimento de cabelo, imunidade e disposição.

“Seguir essas indicações pode levar ao consumo desnecessário de vitaminas, sobrecarregando o organismo”, adverte a médica, reforçando a importância de consultar sempre um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tipo de suplementação, garantindo segurança e eficácia no tratamento.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos