Press "Enter" to skip to content

“Temos certeza de que muitas vidas serão salvas”, diz Rogério Cruz ao assinar termo

O prefeito Rogério Cruz assinou, na manhã desta segunda-feira, 13, o termo de colaboração para a construção do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), em solenidade no Residencial Barravento. Ele parabenizou o governador Ronaldo Caiado pelo lançamento das obras e se disse honrado por participar de um momento histórico da gestão estadual. “Temos certeza de que muitas vidas serão salvas”, afirma.

A unidade será edificada em área situada na BR-153 e, por iniciativa do prefeito, o Estado foi isento de pagar Taxa de Aprovação de Desmembramento, no valor de R$ 269 mil. “Trabalhamos com agilidade para desburocratizar os processos e assim, ajudar esse projeto a sair com rapidez do papel”, diz Rogério Cruz. “Nasce aqui o maior projeto do nosso governo”, afirma Caiado ao projetar entrega da obra em setembro de 2023.

O prefeito também falou da satisfação pelas demandas solucionadas por ele e Caiado, desde o início das gestões. “Nunca é demais parabenizar todos os servidores que atuaram na linha de frente do combate à Covid 19. Agora, lidarão com esse novo e importante desafio, o Cora. Além de amparar quem dele precisar, tornará Goiânia centro de referência no tratamento e no combate ao câncer, tenho absoluta convicção”, pontua.

Rogério Cruz lembrou, ainda, que lançou, no final do ano passado, por iniciativa da primeira-dama, Thelma Cruz, o programa Goiânia Sempre Rosa, que tem por objetivo incentivar as goianienses a se cuidarem preventivamente contra o câncer de mama. “Na capital de Goiás, a luta não se dá só em outubro, mas o ano inteiro, como tem de ser”, aponta.

Ao lançar as obras, Caiado relatou as dificuldades burocráticas que enfrentou para cumprir todos os procedimentos necessários para dar início ao projeto. Parabenizou o prefeito de Goiânia pela celeridade com que providenciou a autorização para utilização do solo do terreno.

“Rogério Cruz me entregou tudo em tempo recorde, e devo dizer que nunca vi isso em lugar nenhum do País”, pontua. Ele lembra que a Câmara de Vereadores, por sua vez, também votou “em menos de 24 horas”, o projeto de lei nº 159/2022 que isentou o Estado de Goiás do pagamento da Taxa de Aprovação de Desmembramento da área destinada à construção.

“Se essa obra se torna hoje uma realidade, com previsão de ser entregue entre 18 e 20 meses, é porque houve uma parceria de transparência”, ressalta o governador, ao se referir aos esforços de todas as instituições e que se envolveram diretamente para acelerar os trâmites burocráticos.

O Cora

Com investimento de R$ 427,7 milhões de recursos do Tesouro Estadual, o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora) terá área total construída de 44,7 mil metros quadrados e será erguido próximo à Central de Abastecimento de Goiás (Ceasa), em Goiânia.

Contará com 148 leitos destinados à internação de pacientes adultos e pediátricos, além de recepção, ambulatório, laboratório, setor de exames por imagem, centro de infusão quimioterápico, enfermaria, UTI adulto e pediátrico, centro cirúrgico, centro de material e esterilização, enfermaria, gerador de energia, farmácia, almoxarifado e serviços de apoio.

Na primeira etapa de funcionamento, o Governo de Goiás ofertará tratamento oncológico especializado às crianças e adolescentes. Na segunda fase, ampliará o tratamento especializado a adultos, além de oferecer serviços e exames de prevenção para identificar, monitorar e tratar de maneira precoce a ocorrência da doença.

O nome do hospital, em homenagem à sensibilidade e humanismo da poetisa goiana Cora Coralina, se soma à proposta de oferecer tratamento humanizado, moderno e de ponta aos pacientes.