“Temos o sonho de fazer a coligação com o povo”, afirma Edson Braz

“A Rede buscará o diálogo com a sociedade civil, entidades classistas, academia, movimentos socais, ambientais e político”

A Rede Sustentabilidade, partido da ex-senadora e pré-candidata a presidente da República Marina Silva, lançou  o nome do ex-procurador do Ministério Público do Trabalho Edson Braz como pré-candidato ao governo de Goiás. A ideia do partido é lançar uma chapa pura para a eleição de outubro deste ano, com o nome da empresária Lilia Monteiro para vice. A legenda também lançou pré-candidatura do procurador federal Aguimar Jesuíno e o empresário Orlando Alves ao Senado.

Nesta quinta-feira (05), o pré-candidato ao governo, pelo Rede, Edson Braz, concedeu entrevista ao Jornal Diário do Estado. O partido cogitou não ter candidaturas majoritárias, o que, segundo o pré-candidato, seria contraditório. “Pela falta de estrutura pensamos em não ter candidaturas majoritárias e, sim, em coligações, mas a Rede ainda não é conhecida em Goiás. Eu estou aqui por causa dessa candidatura, isso permitirá ao partido mostrar os princípios e valores”, ressalta.

Para Edson Braz, o propósito da Rede Sustentabilidade é conquistar o eleitor e com isso aumentar a participação do público na política. “Há um grande número de abstenção de votos. Queremos ganhar votos das pessoas que estão insatisfeitas com os candidatados”, completa. O partido tomou a decisão durante encontro da direção estadual, que entendeu que esta seria a melhor conjuntura  para favorecer a pré-candidatura de Marina Silva, eleger um deputado federal e atingir a cláusura de desempenho eleitoral. Para o Rede o desafio do partido na estreia da primeira eleição estadual em Goiás é conseguir torna-se alternativa para o eleitorado que não está satisfeito com a política atual. “A Rede buscará o diálogo com a sociedade civil, entidades classistas, academia, movimentos socais, ambientais e político”, afirma o pré-candidato, que também não descarta diálogo com outras coligações desde que tenham projetos que conversem com os da Rede.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos