Press "Enter" to skip to content

Temperatura cai a partir desta sexta, 29, e pode chegar a 10ºC em Goiás

Última atualização 29/07/2022 | 08:44

Chegou a hora de reforçar o agasalho para enfrentar o frio mais intenso que chega a Goiás. A previsão do tempo indica que nesta sexta, sábado e domingo, os termômetros podem registrar até 10ºC no estado. A queda não será parecida com a onda congelante de maio deste ano, mas será o suficiente para deixar as manhãs ainda mais frias. 

“Vamos ter um ‘bafinho’ chegando ao Centro-Sul goiano, nas regiões Sudeste e Sul do estado. Em Goiânia, a queda deve ser de 1ºC a 2ºC . Então, as temperaturas para esse fim de semana devem ser mais agradáveis”, explica o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), André Amorim.

O destaque para a amplitude térmica nesta sexta, que é a diferença entre as temperaturas mínima e máxima, fica para Jataí onde o dia começa com 11ºC e termina com 31ºC. Na capital, o termômetro deve variar entre 14ºC e 30ºC. Cristalina deve ter a menor temperatura do eatdo, chegando aos 10°C.

Segundo ele, as chuvas continuarão sem ocorrer até meados de setembro. A umidade do ar deve continuar em queda acentuada ficando abaixo de 20%, o que caracteriza estado de alerta. Amorim afirma que a seca está mais intensa, porém a queda acentuada e gradativa da umidade do ar é normal para o período.

 A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece esse patamar quando o índice fica entre 12 e 20% e abaixo dele estado de emergência. A  redução de vapor d’água na atmosfera exige mais cuidados com a saúde, como evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas e utilização de soro fisiológico para olhos e narinas. 

Confira temperaturas para esta sexta, 29, com mínima de 10°C:

  • Cristalina: mínima de 10ºC e máxima de 26ºC 
  • Goiânia: mínima de 14ºC e máxima de 30ºC
  • Jataí: mínima de 11ºC e máxima de 31ºC
  • Rio Verde: mínima de 12ºC e máxima de 30ºC 
  • Caldas Novas: mínima de 12ºC e máxima de 29ºC  
  • Ipameri: mínima de 13ºC e máxima de 29ºC  
  • Itumbiara: mínima de 13ºC e máxima de 30ºC