Frio no verão? Piracicaba e Limeira registram temperaturas mais baixas do ano; confira a previsão para o fim de semana na região
Nesta quarta-feira (21), Piracicaba marcou máximas de 15,9ºC e mínimas de 26,7ºC. Já em Limeira (SP), as temperaturas variaram entre 14,6ºC e 26,7ºC.
A região está prevista para receber chuvas.
Com temperaturas que não passaram dos 26ºC em pleno verão, Piracicaba e Limeira, no estado de São Paulo, observaram o dia mais frio de 2026 até agora na última quarta-feira (21). Isso ocorreu devido à influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCA) nos termômetros.
Em Piracicaba, as máximas e mínimas registradas foram de 15,9°C e 26,7°C, respectivamente. Já em Limeira, as temperaturas ficaram entre 14,6°C e 26,7°C, conforme os dados do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro).
A partir deste fim de semana, é esperado que as temperaturas comecem a subir, mas mesmo assim não devem ultrapassar os 29°C. Além disso, há previsão de pancadas de chuva.
O que explica essa queda na temperatura?
Desde o último domingo (18), as temperaturas começaram a diminuir e as máximas devem permanecer abaixo de 30°C. Na segunda-feira (19), as mínimas registraram cerca de 14°C e as máximas não passaram de 25°C.
A passagem de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que são corredores de umidade, deve se consolidar entre os dias 19 e 22 de janeiro de 2026, ocasionando esse clima frio.
O que são ZCAS? Esse sistema é resultado do comportamento dos ventos em altos e baixos níveis da atmosfera, combinado com a formação de uma frente fria, um centro de baixa pressão ou uma área alongada de baixa pressão em superfície.
Previsão do tempo
Em Piracicaba, para a quinta-feira (22), a temperatura mínima será de 22°C e a máxima de 29°C. Já em Limeira, no mesmo dia, as temperaturas devem variar entre 21°C e 29°C. Para mais informações sobre Piracicaba e região, acesse o DE Piracicaba.




