Uma chuva, que durou apenas 30 minutos, foi o suficiente para alagar as ruas e causar estragos em Pirenópolis, no Entorno do Distrito Federal, nesta terça-feira, 3. De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), foram registrados 72 milímetros, número esperado para uma média de cinco dias.
Somente no mês de dezembro, o município registrou aproximadamente 500 milímetros de chuva, quase o dobro previsto para o mês. O tempo acabou deixando o solo encharcado e colocou o município em alerta, com risco de alagamento.
O nível do Rio das Almas chegou a subir 40 centímetros. O Corpo de Bombeiros informou que não precisou ser acionado, mas que segue acompanhando a situação.
Chuvas pelo Estado
A combinação entre calor e umidade segue favorecendo áreas de instabilidade em todo o Estado. Com isso, pode haver pancadas de chuvas isoladas acompanhadas de rajadas de ventos e raios.
O Cimehgo alertou para o risco potencial para formação de tempestade em muitos pontos de Goiás. A umidade relativa do ar deve variar entre 55% e 95% em todas as regiões de Goiás.