Tempestade de areia assusta chineses

Acidade de Pequim, capital da China, amanheceu nesta quinta-feira (4) com níveis de poluição considerados perigosos pelas autoridades e com pouca visibilidade em sua atmosfera urbana, por conta de uma tempestade de areia que afeta a região, obrigando o cancelamento de diversos voos.

A tormenta, um fenômeno habitual no norte da China a cada primavera, devido à proximidade de desertos como o de Gobi, fez com que o nível de particulas PM10 (cerca de 10 mícrons de diâmetro) supere os 1 mil microgramas por metro cúbico, uma das concentrações mais altas do ano.

Também é alto, embora um pouco menor (mais de 500 microgramas por metro cúbico), o nível das menores partículas PM2.5, consideradas as mais nocivas para a saúde.

As autoridades de Pequim emitiram um alerta azul por conta da tempestade de areia, que atinge uma vasta região do norte do país, incluindo as regiões de Xinjiang e Mongólia Interior, nos extremos noroeste e norte do país.

De acordo com os meteorologistas, esta situação deve afetar a região até sexta (5).

Diante dos atuais níveis de contaminação, recomenda-se que grupos de risco como crianças e idosos não saiam de suas casas.

DE

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp