Press "Enter" to skip to content

Tempestade deve atingir Goiás até a manhã deste sábado, 25

Última atualização 24/02/2023 | 15:49

Um alerta de chuva intensa foi divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para Goiás. A tempestade deve atingir várias regiões do estado, incluindo a capital, com intensidade de até 100 milímetros por dia. A previsão segue até a manhã deste sábado, 25. O verão chuvoso deve registrar índices acima da média até março.

 

Os ventos serão intensos, com média 60 e 100 quilômetros por hora, e podem ocorrer queda de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. O alerta dos tipos amarelo e laranja foi justificado devido ao perigo e perigo potencial das ocorrências de tempestade.

 

O fenômeno está associado ao fluxo de nebulosidade vindo da região norte do Brasil associada à combinação calor e umidade. A capital deve ter temperatura máxima de 31ºC e umidade relativa do ar variando entre 45% a 95% no sábado, 25, e domingo, 26. 

 

Durante o carnaval, a população de Goiânia foi bastante afetada pelas chuvas. Houve registro de alagamentos, principalmente na região norte da capital. Os bombeiros precisaram salvar motoristas que estavam em três carros ilhados na Perimetral Norte, em frente ao shopping Passeio das Águas.

 

Em janeiro deste ano, um jovem de 22 anos morreu após ser levado junto com a moto que pilotava em uma enxurrada no Jardim América. Ele foi encontrado somente no dia seguinte em uma torre a seis metros de altura e o veículo estava a quatro quilômetros do local do acidente. Somente em Goiânia, a Defesa Civil já mapeou 99 pontos de alagamentos e mais de 20 áreas de risco.

 

Recomendações

 

A orientação é não se abrigar debaixo de árvores pela chance de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, em caso de rajadas de vento. Outra recomendação é desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de Goiás podem ser acionados durante as tempestades, se necessário, pelos telefones 199 e 193, respectivamente.

Além dos prejuízos financeiros, o risco para a saúde humana é alto. Para evitar ou minimizar o impacto desses efeitos climáticos, um alerta com informações preventivas foi emitido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO). A maior preocupação é com as doenças causadas pela enchentes decorrentes das tempestades. A água suja pode ter sido contaminada através de esgoto e dejetos de animais, como ratos. 

O tétano e a leptospirose costumam ter mais registros médicos após inundações. Os alimentos também podem ser tornar uma fonte de transmissão de microrganismos que afetam o corpo humano, o que torna necessário adotar duas precauções. Picadas de animais peçonhentos são outro problema recorrente nessas situações.  A recomendação é procurar uma unidade de saúde ao começarem sintomas de febre, dor de cabeça, dores musculares, vômito e diarreia. 

 

Confira a previsão para o fim de semana para Goiânia:

Fonte: Cimehgo