Tempestades e tornados nos EUA deixam 21 mortos: Missouri e Kentucky mais afetados, com alerta para novos eventos climáticos

tempestades-e-tornados-nos-eua-deixam-21-mortos3A-missouri-e-kentucky-mais-afetados2C-com-alerta-para-novos-eventos-climaticos

Tempestades e tornados nos Estados Unidos deixam pelo menos 21 mortos, com Missouri e Kentucky entre os estados mais afetados pelo mau tempo que começou na quinta-feira (15). Fortes tempestades com tornados atingiram a região central dos EUA na última sexta-feira (16), resultando em um total de 21 mortos no Missouri e no sudeste do Kentucky, com diversos outros estados também em alerta para tempestades severas, causadas por uma onda de calor recorde no país.

Nesse momento, os Estados Unidos atingem o pico da temporada de tornados. O mau tempo no condado de Laurel, no Kentucky, deixou 14 vítimas, enquanto St. Louis, no Missouri, sofreu ampla destruição e sete pessoas morreram. Além disso, foram registrados outros grandes tornados em Illinois e Indiana.

As tempestades danificaram casas e derrubaram linhas de energia no Centro-Oeste e nos Grandes Lagos, deixando mais de 660 mil residências e empresas em uma dúzia de estados sem energia elétrica até a manhã deste sábado (17), com o Missouri e o Kentucky entre os mais afetados, de acordo com o Poweroutage.us. Todos esses eventos fazem parte de uma série de condições climáticas severas que podem se estender até o início da próxima semana.

À medida que os tornados mortais no Missouri e no Kentucky perdem força, outra onda de tempestades severas é esperada perto da fronteira com o México, colocando mais de 20 milhões de americanos no sudoeste do país em uma zona de risco.

O governador do Kentucky, Andy Beshear, afirmou nas redes sociais neste sábado (17) que pelo menos 14 pessoas morreram no local, com expectativa de aumento desse número. Mortes também foram anunciadas pelo prefeito da cidade de London, Randall Weddle. Durante a manhã, o porta-voz do xerife do Condado de Laurel havia relatado nove mortes após um suposto tornado no sudeste do Kentucky.

Uma tempestade que gerou um tornado devastador na região de St. Louis, no Kentucky, na tarde de sexta-feira (16), deixou pelo menos sete mortos e muitos feridos, segundo autoridades locais. O Serviço Nacional de Meteorologia alertou sobre um “tornado extremamente perigoso” que se aproximava do local.

À medida que as tempestades e tornados que atingiram o Missouri e o Kentucky enfraquecem e avançam pelo sudeste, outra onda de destruição ameaça as Grandes Planícies e o Texas, com a ameaça de tempestades severas persistindo por vários dias nas Grandes Planícies e no baixo Vale do Rio Mississippi. A região metropolitana de Dallas-Fort Worth está sob alerta para granizo intenso, ventos destruidores e potencial para tornados. Já a ameaça de tempestades severas retornará a partes do Vale do Mississippi na terça-feira (20).

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp