Tempestades se afastam do Paraná: previsão do tempo com volta do sol

tempestades-se-afastam-do-parana3A-previsao-do-tempo-com-volta-do-sol0A

Tempestades com raios e granizo se afastam do Paraná, diz Simepar; veja previsão do tempo

Sistema que provocou cenário parecido com neve e diversos estragos na terça-feira (26) está se afastando do estado. Com isso, o sol deve voltar a predominar e chuvas devem ser registradas apenas de forma pontual em algumas regiões, segundo o órgão.

Parece neve: vídeo mostra chuva de granizo deixando rodovia coberta de gelo, no Paraná

As tempestades com raios e granizo que foram registradas na terça-feira (26) no Paraná estão se afastando do estado, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental estadual (Simepar).

De acordo com o órgão, ao longo do dia choveu em praticamente todas as regiões paranaenses. Em Castro, nos Campos Gerais, a queda de granizo foi tão intensa que a cidade ficou com um cenário parecido com neve – mas, também, deixou diversos estragos.

Meteorologistas do Simepar explicam que o fenômeno aconteceu devido à formação de um “vórtice ciclônico”, que é um sistema de baixa pressão bem desenvolvido que se forma a 5 km de altitude e propicia a formação de tempestades.

A previsão é de que a chuva perca a força e nesta quarta-feira (27) o sol volte a predominar no Paraná. Veja previsão do tempo por região mais abaixo.

“Ao longo da quarta-feira, esse sistema meteorológico se afasta para São Paulo, para a região do Oceano Atlântico, e aí a tendência é o sol voltar a predominar no interior, com temperaturas máximas se aproximando novamente dos 30°C. Já na capital ocorrerá um pouco mais de nebulosidade, céu encoberto em alguns momentos e temperaturas mais amenas”, afirma o meteorologista Reinaldo Kneib.

A previsão do Simepar também aponta que nesta quinta-feira (28) a nebulosidade continuará presente no leste do Paraná, favorecendo a ocorrência de chuvas isoladas, especialmente no litoral, na região metropolitana de Curitiba e no sul do estado, próximo à divisa com Santa Catarina.

Já as regiões norte e nordeste terão um aquecimento gradual das temperaturas máximas, mais acentuado em comparação às demais áreas, aponta o órgão.

Para sexta (29), chuvas pontuais devem ser registradas nas regiões noroeste e oeste, devido à elevação das temperaturas.

“No leste do estado, a nebulosidade persistirá até domingo (24), devido à contínua entrada de umidade proveniente do oceano”, finaliza o Simepar.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp