Última atualização 27/10/2022 | 16:31
O período chuvoso mal começou e causou estragos em algumas regiões do estado. A intensidade dos temporais colocou autoridades em alerta e mobilizou o Corpo de Bombeiros a montarem um esquema especial para atender ocorrências de enchentes, inundações, alagamentos.
A operação Tempestade terá atuação conjunta com a sala de situação da Defesa Civil, que monitora as chuvas em tempo real. As informações são importantes para facilitar a tomada de decisões pelas equipes no atendimento. O trabalho deve se estender até março, quando a temporada de chuva chega ao fim.
Nesta sexta-feira, 28, o lançamento do trabalho para reduzir o impacto e prejuízos dos desastres naturais causados pelas chuvas será realizado no Parque Flamboyant, às 8 horas. Os bombeiros foram treinados para atender esse tipo de ocorrências com mais agilidade e as viaturas contam com equipamentos específicos para salvamento em águas rápidas.
A tempestade que caiu sob Anápolis no último domingo, 23, causou a morte de três pessoas. A capital tem algumas áreas de risco que podem sofrer bastante com as fortes pancadas de chuva. Ao todo, são 27 mapeadas e 99 pontos de alagamento da capital. Algumas delas apresentam problemas há anos nessa época, como a Avenida Feira de Santana, no Parque Amazonas.
A orientação neste tipo de caso é para que os motoristas não se arrisquem e busquem outras rotas. O ideal é evitar sair de casa quando ocorrerem chuvas fortes, ficar longe da rede elétrica e evitar andar nas águas de enchentes e não deixar as crianças brincarem nestas águas.