Temporada de chuvas fortes obriga Bombeiros a criarem operação especial durante enchentes

Temporada de chuvas fortes obriga Bombeiros a criarem operação especial durante enchentes

O período chuvoso mal começou e causou estragos em algumas regiões do estado. A intensidade dos temporais colocou autoridades em alerta e mobilizou o Corpo de Bombeiros a montarem um esquema especial para atender ocorrências de enchentes, inundações, alagamentos.

A operação Tempestade terá atuação conjunta com a sala de situação da Defesa Civil, que monitora as chuvas em tempo real. As informações são importantes para facilitar a tomada de decisões pelas equipes no atendimento. O trabalho deve se estender até março, quando a temporada de chuva chega ao fim.

Nesta sexta-feira, 28, o lançamento do trabalho para reduzir o impacto e prejuízos dos desastres naturais causados pelas chuvas será realizado no Parque Flamboyant, às 8 horas. Os bombeiros foram treinados para atender esse tipo de ocorrências com mais agilidade e as viaturas contam com equipamentos específicos para salvamento em águas rápidas. 

A tempestade que caiu sob Anápolis no último domingo, 23, causou a morte de três pessoas. A capital tem algumas áreas de risco que podem sofrer bastante com as fortes pancadas de chuva. Ao todo, são 27 mapeadas e 99 pontos de alagamento da capital. Algumas delas apresentam problemas há anos nessa época, como a Avenida Feira de Santana, no Parque Amazonas. 

A orientação neste tipo de caso é para que os motoristas não se arrisquem e busquem outras rotas. O ideal é evitar sair de casa quando  ocorrerem chuvas fortes,  ficar longe da rede elétrica e evitar andar nas águas de enchentes e não deixar as crianças brincarem nestas águas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos