Após a COP 30, Belém vai receber novos transatlânticos com mais de 2 mil passageiros em janeiro. A cidade está se preparando para a chegada dos navios de cruzeiro após o evento, que movimentou o turismo na região e colocou Belém de volta na rota dos cruzeiros marítimos até abril de 2026.
A expectativa é que três navios transatlânticos com cerca de 2.300 passageiros, todos americanos, aportem em Belém no mês de janeiro. De acordo com informações da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), os navios vão desembarcar no Terminal Hidroviário de Icoaraci e permanecer na cidade por um dia, das 8h às 18h.
A temporada 2025-2026 de cruzeiros em Belém teve início em outubro de 2025 e seguirá até abril de 2026. No mês de janeiro, estão previstas as seguintes datas de chegada dos transatlânticos: 12 de janeiro com o navio Volendam, 15 de janeiro com o navio Sea Vista e 22 de janeiro com o navio Azamara Quest.
Para os meses de fevereiro e março, o governo do Pará já tem programados novos navios transatlânticos. Todos os cruzeiros estarão atracando no Terminal Hidroviário Turístico do Distrito de Icoaraci, que foi inaugurado em outubro de 2025 como parte das obras para a COP 30, com um investimento de R$ 7,9 milhões.
Houve questionamentos em relação ao motivo pelo qual o Terminal Portuário de Outeiro, que passou por ampliações e reformas para receber os navios destinados à hospedagem durante a COP 30, não foi escolhido para a atracação dos cruzeiros. A Companhia Docas do Pará informou que não houve pedido de atracação no terminal.
Os turistas que desembarcarem em Belém terão a oportunidade de conhecer as principais atrações da cidade em um city tour que inclui o Mercado do Ver-o-Peso, Theatro da Paz, Museu de Arte Sacra, Espaço São José Liberto, Forte do Castelo, Museu Emílio Goeldi e Basílica de Nazaré. A Setur está preparando um receptivo especial com apresentações de carimbó e distribuição de material promocional.
A cidade de Belém está ganhando destaque no turismo de cruzeiros e a recepção aos passageiros tem sido planejada de forma a proporcionar uma experiência única durante a estadia na capital paraense. A expectativa é que a temporada 2025-2026 seja um sucesso e contribua para o crescimento do setor turístico na região.




