A Região Metropolitana de São Luís enfrentou mais uma tarde de temporal, nesta quinta-feira (16). A forte chuva teve início no começo da tarde e, em menos de três horas, causou alagamento em diversas ruas e avenidas. Uma das áreas com maior acúmulo de água foi o bairro Cidade Operária, em São Luís. Na Avenida Este 203, um caminhão e um carro de passeio ficaram presos em um bueiro, que estava coberto pela água. Na avenida principal da Cidade Operária, próximo à Universidade Estadual do Maranhão (Uema), um cone de sinalização de trânsito foi arrastado pela água e se chocou contra alguns veículos que trafegavam no local. Além disso, motociclistas tiveram que descer da moto e ficar no meio-fio para não serem arrastados pela correnteza.
Outro ponto de grande alagamento foi na rua Rio Grande do Sul, nas proximidades do Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura (Socorrão II), na área do Jardim Tropical, em São José de Ribamar. No local, a água inundou a rua e alguns moradores decidiram se arriscar passando pelo meio do alagamento. Ainda em São José de Ribamar, a MA-201 (Estrada de Ribamar) e na Estrada da Mata, houve registro de alagamento. No bairro do Maiobão, em Paço do Lumiar, uma caçamba de coletar lixo foi arrastada pela água no meio da rua da Cultura. Além disso, a água chegou a entrar em algumas casas.
Nesta quinta, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para todo o Maranhão. O estado recebeu os alertas Amarelo e Laranja e os avisos se estendem até as 10h desta sexta-feira (17). De acordo com o Inmet, o alerta Laranja (chuvas intensas) prevê, para todo o estado, chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos de 60 a 100 km/h. Já o alerta Amarelo indica perigo potencial de chuvas intensas e há previsão de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, acompanhada de ventos de 40 a 60 quilômetros por hora.
Em casos de rajadas de vento, evite se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Durante as chuvas, evite a manutenção em telhados e cercas elétricas devido ao risco de ser atingido por descargas atmosféricas (raios). Em situações de alagamento, procure um local seguro longe de postes e árvores e aguarde o nível da água baixar. Por segurança, em áreas alagadas, pode ser necessário o desligamento da energia para evitar acidentes envolvendo rede elétrica. Peça informações junto à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros em caso de necessidade.
Para evitar acidentes com a pista molhada, reduza a velocidade em até 30% abaixo do permitido na via. Em caso de aquaplanagem, não pise bruscamente no freio e mantenha o volante na trajetória sem movimentos bruscos. O correto é reduzir a velocidade gradativamente e frear progressivamente se o veículo tiver freios ABS. Assim, é possível garantir segurança e aderência dos pneus ao solo.