Temporal causa destelhamentos e quedas de árvores em Bituruna, Paraná: veja previsão do tempo

temporal-causa-destelhamentos-e-quedas-de-arvores-em-bituruna2C-parana3A-veja-previsao-do-tempo

Tempestade com ventos a 70 km/h derruba árvores em cima de casas e provoca queda de postes e destelhamentos em cidade do Paraná

Aulas foram suspensas e lonas estão sendo distribuídas à população. Segundo o Simepar, estado deve continuar registrando chuvas fortes. Veja previsão do tempo.

Forte temporal deixa casas destelhadas e árvores derrubadas em Bituruna
[https://s02.video.glbimg.com/x240/14048853.jpg]

Forte temporal deixa casas destelhadas e árvores derrubadas em Bituruna

Um temporal provocou destelhamentos e derrubou postes e árvores na noite desta segunda-feira (27) em Bituruna, cidade do sul do Paraná.

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o radar do órgão detectou uma forte tempestade que registrou chuvas e rajadas de vento de pelo menos 70 km/h, além de condições para a formação de granizo.

> “A primavera tem esta característica de tempestades pontuais, que provocam estragos apenas em poucos pontos”, destaca o meteorologista Samuel Braun.

DE acordo com balanço divulgado pela Defesa Civil de Bituruna na manhã desta terça-feira (28), pelo menos 50 casas e uma escola foram destelhadas.

O órgão também informou que o temporal derrubou no mínimo quatro postes e 14 árvores – sendo que duas caíram em cima de casas.

“A Defesa Civil de Bituruna está prestando atendimento às famílias afetadas pela chuva e ventos fortes registrados na noite desta segunda-feira (27). Quem precisar de lonas para cobertura emergencial deve entrar em contato pelo telefone (42) 93505-0084 ou se dirigir diretamente ao Parque de Máquinas da Prefeitura”, informa.

Devido aos estragos, as aulas na Escola Frei Tiago Luchese foram suspensas nesta terça-feira (28).

O Simepar destaca que, desde a tarde de segunda-feira (27), pancadas de chuva com raios e trovoadas foram registradas em diversas regiões paranaenses.

“Num regime de precipitação mais localizada, nem todas as cidades foram atingidas, mas se destacam municípios como Bituruna, Guarapuava, Cruz Machado, Palmas, Curitiba, Araucária e Antonina, as quais foram atingidas por chuvas durante esta tarde de segunda-feira, por vezes com forte intensidade”, ressalta o meteorologista Leonardo Zucuni Furlan.

A meteorologista Júlia Crepaldi Munhoz complementa que, durante a madrugada desta terça-feira (28), as áreas de instabilidade atuaram principalmente nas regiões Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e Sudeste.

“O maior acumulado de chuva foi registrado pela estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), situada no município de Ivaí, com 37,2 mm em menos de quatro horas. Entre as regiões Oeste e Sudoeste ocorreram temporais localizados, com alta frequência na incidência de raios, nas proximidades do sul de Foz do Iguaçu, Capanema, Realeza, Planalto e municípios vizinhos”, diz ela.

O Simepar indica que dois sistemas meteorológicos estão impactando o tempo no Paraná nesta semana: uma frente fria que avança sobre o oceano e um sistema de baixa pressão que se forma sobre o Paraguai.

Com a combinação dos dois, as temperaturas ficam mais baixas e há previsão de chuva em todas as regiões, ressalta o órgão.

“Na terça-feira (28), no interior, as instabilidades aumentam e a chuva pode vir a qualquer momento do dia. O risco de alguma tempestade é um pouco maior, em virtude da circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera trazendo umidade, que acabam contribuindo para a formação de áreas de chuva. No Oeste, Sudoeste, Noroeste, e nos Campos Gerais, a possibilidade de fortes rajadas de vento é um pouco mais baixa, mas não se descarta a ocorrência de alguma precipitação de granizo”, ressalta o meteorologista Samuel Braun.

Na quarta-feira (29), a nebulosidade ainda se faz presente e a chuva será ocasional. O tempo fica abafado no Interior do Estado, com máximas perto dos 28°C no Oeste e Noroeste, e perto dos 20°C no Leste.

Na quinta e na sexta-feira (31), a chuva diminui, e ocorre de forma isolada. As temperaturas ficam um pouco mais baixas no Centro-Sul, nos Campos Gerais e na RMC, com mínimas entre 10°C e 12°C.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp