Press "Enter" to skip to content

Temporal em Goiânia deixou ruas alagadas, casa destruída e policiais ilhados

Última atualização 22/02/2023 | 09:39

O temporal que atingiu a capital nesta terça-feira, 22, fez com que a cidade registrasse uma precipitação de 77,4 de ao longo de 1h15, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo). O volume é maior do que o esperado para seis dias. Goiânia, inclusive, sofreu com o impacto da chuva que provocou danos por todo o município.

As inundações, que são frequentes durante o período chuvoso, fez com que uma viatura da Polícia Militar (PM) quase fosse arrastada para dentro do Córrego Cascavel. O veículo transportava dois militares e duas mulheres detidas. Eles foram resgatados por uma equipe do Comando de Operações de Divisas (COD).  

Outros três carros que também estavam presos, prestes a irem para dentro do córrego, também foram resgatados pela corporação. De acordo com a Defesa Civil de Goiânia, foram registrados pontos de alagamentos e quedas de árvores por toda a cidade. 

No Setor Sevene, uma família precisou deixar a casa onde moram após a chuva invadir a residência e provocar estragos à estrutura do imóvel. O órgão disse que foi oferecido abrigo aos moradores da construção atingida, mas eles optaram por ir para a casa de familiares.  

As equipes também acompanharam o alagamento na Avenida Anhanguera, em razão da inundação do Lago das Rosas. Por conta do alto volume de águas, os pedalinhos (patinhos) do Lago foram levados pela água e avançaram sobre as vias. Apesar disso, eles foram removidos e colocados em proteção, sem a necessidade de interrupção do fluxo na via, já que o escoamento foi rápido após chuva intensa.

Além disso, foram registrados pontos de alagamento com atuação da Defesa Civil na Avenida Perimetral Norte, em frente ao Shopping Passeio das Águas, num posto da Comurg, na Vila Aurora, e na rua T-36, em frente ao Mercatto. 

Todos os escoamentos foram normalizados. Para o posto da Comurg atingido, as providências ficarão sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). Ainda de acordo com a prefeitura, não foram registradas vítimas até a tarde de ontem.

Queda de árvore

A Comurg também atuou no enfrentamento dos impactos das chuvas e foi acionada para retirada de árvore de grande porte caída na T-55 com T-30, Setor Marista. O mesmo foi registrado na Avenida T-9, no Jardim América. Nos dois locais, houve atuação da Secretaria Municipal de Trânsito (SMM) para sinalização das vias durante atuação e não foi registrado danos a fiações elétricas.

A Seinfra atua ainda para desobstruir parte da Marginal Cascavel, obstruída por queda de muro na via. Equipes da secretaria realizaram isolamento preventivo da via e sinalização no local.

A Defesa Civil destacou que todos os órgãos responsáveis e necessários para as respostas e assistência seguem em alerta e realizam intervenções até o restabelecimento da normalidade nos locais afetados.