Um intenso temporal atingiu Palmeira das Missões, no Noroeste do Rio Grande do Sul, no final da tarde desta quinta-feira (19), causando danos significativos e deixando parte da cidade sem energia elétrica, conforme relatório da Defesa Civil estadual.
Os residentes da região relatam que a chuva começou por volta das 17h45, acompanhada de ventos fortes que resultaram na queda de árvores, danos a praças e impactos em várias residências. A cena após o temporal foi de “destruição”, com galhos espalhados pelas ruas e interrupção no fornecimento de energia, de acordo com testemunhas.
A Defesa Civil já registrou danos em residências, prédios públicos, ginásios esportivos, além de queda de árvores e obstrução de vias até 19h23. Pelo menos outros sete municípios igualmente reportaram prejuízos relacionados ao temporal.
Até às 20h30, mais de 300 famílias solicitaram lonas para proteger as casas atingidas pela tempestade, conforme informações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Felizmente, até o momento, não há relatos de vítimas decorrentes do temporal, com equipes continuando a monitorar a situação e prestar assistência na cidade.
De acordo com a listagem da Defesa Civil, as cidades de Chiapetta, Doutor Maurício Cardoso, Entre Rios do Sul, Palmeira das Missões, Pejuçara, São Nicolau, Três Palmeiras, e Uruguaiana também apresentaram danos em edificações, ruas, e áreas públicas, devido ao impacto do temporal.
A situação continua sendo monitorada pelas autoridades competentes, visando garantir a segurança da população e o atendimento das ocorrências decorrentes do evento climático. O cenário de destruição causado pelo temporal em Palmeira das Missões e região destaca a importância de medidas preventivas e de prontidão para lidar com situações de emergência e desastres naturais.




