Temporal impede navio de cruzeiro de atracar no Porto de Salvador nesta terça
Embarcação deve atracar na quarta-feira (22). Navio saiu de Genova, na Itália, e deve passar por outras cidades do litoral baiano. A embarcação tem capacidade para hospedar 4.345 passageiros.
Chuvas e ventos provocados por frente fria causam transtornos em Salvador
Um navio de cruzeiro não conseguiu atracar no Porto de Salvador, nesta terça-feira (21), devido ao temporal que atinge a capital baiana desde a madrugada de segunda-feira (20). A embarcação MSC Preziosa saiu da cidade de Génova, na Itália, e tem capacidade para transportar 4.345 pessoas.
O navio deveria parar na capital baiana ainda pela manhã desta terça, com o objetivo de receber passageiros vindos de diferentes locais do Brasil. Vídeos mostram uma aglomeração de turistas à espera do navio, antes da divulgação do adiamento do atracamento do navio.
Devido às condições do tempo, a Capitania dos Portos declarou a impraticabilidade total de manobras de atracação. Diante disso, a embarcação só deve atracar no Porto de Salvador na quarta-feira (22), por volta das 12h. Além de Salvador, a embarcação deve passar por outras cidades do litoral baiano, como a cidade de Ilhéus, no sul do estado.
Em nota, a MSC Cruzeiros, empresa responsável pelo navio, afirmou que já está em contato com os passageiros para prestar assistência enquanto esperam pelo embarque.
Além de Salvador, a embarcação deve passar por outras cidades do litoral baiano, como a cidade de Ilhéus, no sul do estado. Porém, o calendário da viagem deve ser alterado por conta dos imprevistos causados pelas condições do tempo.
Especialista explica mudança no tempo
À TV Bahia, Guilherme Lessa, oceanógrafo da Universidade Federal da Bahia (UFBA), explicou que o mar está mais revolto devido às “marés de lua”. Segundo ele, as marés altas são mais altas que o normal, e o vento empurra muita água contra a costa, elevando o nível do mar.
O oceanógrafo também detalha que essas condições facilitam a entrada de ondas na costa de Salvador, levando à suspensão da navegação, o que afetou também o sistema Ferry-boat.
Vale lembrar que o ferry só está funcionando com as embarcações de grande porte, Dorival Caymmi e Zumbi dos Palmares. Além disso, o sistema não está permitindo a passagem de motoristas, que têm enfrentado dificuldades para realizar a travessia.