Temporal no RS causa alagamentos e morte por descarga elétrica em Novo Hamburgo

temporal-no-rs-causa-alagamentos-e-morte-por-descarga-eletrica-em-novo-hamburgo

Temporal no RS causa alagamentos e uma morte por descarga elétrica

Em Novo Hamburgo, um homem que estava sob um telhado morreu após sofrer um choque elétrico durante a chuva forte.

Um homem morreu após sofrer uma descarga elétrica em Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, na tarde desta sexta-feira (16), segundo os bombeiros. O acidente ocorreu enquanto a vítima estava sobre o telhado de uma residência na Rua Danilo de Oliveira, no bairro Canudos, durante a chuva forte que atinge a região. A identidade dele não foi revelada.

Além da morte, o temporal causou pontos de alagamento em diversas cidades. Em Novo Hamburgo, houve acúmulo de água no bairro Ideal e em trechos da BR-116. De acordo com a prefeitura, choveu cerca de 20mm em 15 minutos. Ruas dos bairros Campinha, Scharlau, Independência e São José, em São Leopoldo, também foram afetadas pela chuva intensa.

Na capital, Porto Alegre, o Arroio Sarandi transbordou na Zona Norte. Houve registro de acúmulo de água também em Santa Cruz do Sul. Em Passo Fundo, a chuva forte e os ventos de até 45 km/h no final da manhã derrubaram árvores, sendo uma sobre a fiação elétrica.

Em Sapiranga, a sexta-feira foi de reconstrução após o temporal da tarde de quinta-feira (15). Segundo a Defesa Civil do município, ventos de 90 km/h derrubaram 20 árvores e destelharam 13 casas. A prefeitura distribuiu telhas e lonas para as famílias atingidas.

O coordenador da Defesa Civil de Sapiranga, Ubirajara Caetano de Souza, explicou que o temporal chegou antes do previsto pelos alertas meteorológicos. O funcionário público Maicon Moraes, que teve parte da casa destruída, relatou o susto. “Só deu tempo de guardar o carro dentro da garagem e deu o estrondo. Ergueu a área inteira. O barulho foi indescritível”, contou.

Um aviso meteorológico alerta para a continuidade das chuvas, com potencial para até 100 mm/dia, e ventos de até 100 km/h, com risco de corte de energia, queda de árvores e alagamentos. As autoridades orientam a população a não se abrigar debaixo de árvores e, em caso de estragos, acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp