Press "Enter" to skip to content

Tensão na Câmara: Deputado do PSOL chuta ativista do MBL e discute com Kim Kataguiri  

Última atualização 17/04/2024 | 16:35

O clima esquentou bastante nos corredores da Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta terça-feira, 16/4. Vídeos na internet mostram o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) em um embate acalorado com um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL). Após o incidente, Glauber Braga ainda se envolveu em outro confronto, desta vez com o deputado Kim Kataguiri (União-SP).

A confusão teve início quando Braga, alegando que o ativista Gabriel Costanaro havia insultado alguém, iniciou uma discussão intensa que culminou na expulsão física de Costanaro da Câmara. Imagens mostram o deputado empurrando o ativista para fora do edifício, gerando um momento de tensão.

Glauber Braga disse em suas redes sociais, posteriormente, que sua reação foi motivada pela conduta agressiva do ativista do MBL, acusando Costanaro de buscar confronto para ganhos políticos. Em resposta, Costanaro negou as acusações, afirmando ter ido à Câmara para tratar de direitos relacionados a motoristas de transporte por aplicativo.

“É a quinta vez que esse sujeito provoca. Ele tem um histórico de agressão a mulher. Da última vez, na quarta vez, no Rio de Janeiro, ele ameaçou a mãe de um militante nosso, de mais de 70 anos, dizendo que sabia onde ela morava”, contou o deputado.

Costenaro é conhecido por provocar e causar confusões em universidades federais. Ele e outros integrantes do movimento participaram de brigas na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por exemplo.  Ele também é cotado como possível candidato a vereador no Rio de Janeiro.

A situação se intensificou com Kim Kataguiri (União Brasil)anunciando que entraria com representação no Conselho de Ética contra Glauber Braga por quebra de decoro parlamentar. O embate político ganhou mais repercussão com deputados da oposição anunciando pedidos de cassação do mandato de Braga.

“Nós vamos ingressar hoje não apenas com um processo judicial, para que ele responda pelo que ele disse, mas também para que ele responda no Conselho de Ética, na Câmara dos Deputados, pedindo a cassação dos deputados, porque é absolutamente inaceitável que um parlamentar expulse e agrida um cidadão comum”, declarou Kataguiri.

No mesmo tom, o líder da oposição na Câmara, Filipe Barros (PL-PR), também participou da coletiva. “A liderança da oposição irá apoiar todos os pedidos de cassação que esse episódio irá ocasionar, dentre eles o PL, que já se pronunciou no mesmo sentido”, afirmou. Eduardo Bolsonaro (PL-RJ), em suas redes sociais, já havia manifestado que seu partido pediria a cassação do parlamentar do Psol”.

Veja o vídeo da discussão: