O clima de DE parece ter chegado de vez ao país, com o clima quente dominando a maior parte do território. A terça-feira (21/1) promete ser típica de verão em todo o país, com temperaturas altas e possibilidade de pancadas de chuva ao longo do dia, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Apenas os estados de Santa Catarina, Alagoas, Sergipe, Acre e Roraima não têm alerta de chuva para esta terça-feira, com tempo firme e máximas que podem alcançar os 38°C, como em Boa Vista (RR). Terça-feira (21/1) deve ser marcada por clima de verão em quase todos os estados, com altas temperaturas e pancadas de chuva. Apenas cinco estados não têm alerta para chuvas, de acordo com o Inmet.
Há previsão de temperaturas extremas em algumas cidades, com o Rio de Janeiro podendo atingir 40ºC e a única capital que não deve ultrapassar os 30ºC sendo Curitiba (PR). Regiões como partes dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, extremo sul gaúcho e faixa central do Paraná estão sob alerta de chuvas intensas, com possibilidade de até 100 mm de precipitação. O restante da porção central do país também deve enfrentar chuvas de menor intensidade.
O calor não dará trégua em diversas capitais, com previsão de altas temperaturas em locais como Vitória (36°C), Manaus (34°C) e Belo Horizonte, Rio Branco e Salvador (33°C). Para São Paulo, a previsão é de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas, com os termômetros podendo chegar aos 32°C. O Rio de Janeiro pode bater 40ºC pelo segundo dia consecutivo.
No entanto, o Paraná terá uma pequena queda de temperatura, com a máxima não passando dos 26°C em Curitiba. Porto Alegre e Florianópolis, na Região Sul, também não devem registrar mais do que 30°C, mesma máxima prevista para cidades como Aracaju, Belém, Brasília, Fortaleza, Natal, Recife e São Luís. DE tem uma ampla previsão de temperaturas altas e possibilidade de chuvas em diferentes regiões do país.