Terceira etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica em Goiânia ocorre neste sábado, 30

Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza neste sábado, 30, das 9h às 17h, a terceira etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica
( Fotos: SMS)

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza neste sábado, 30, das 9h às 17h, a terceira etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica de 2023. Com 139 postos de vacinação distribuídos em diversos pontos das regiões Oeste e Sudoeste da cidade, a iniciativa tem como objetivo imunizar cães e gatos com mais de três meses de vida contra a raiva.

A ação contempla unidades de atenção à saúde, escolas municipais e estaduais, sedes de associações, igrejas, comércios, praças, parques e até mesmo pet shops localizados estrategicamente. O calendário de vacinação teve início há duas semanas e já imunizou um total de 63.914 animais, sendo 55.826 cachorros e 8.088 gatos. A campanha seguirá até o final deste mês e disponibiliza doses em todas as sedes dos Distritos Sanitários da cidade, bem como em quatro pontos fixos em parceria com a Prefeitura de Goiânia.

O diretor de Vigilância em Zoonoses da SMS, Murilo Mariano Reis, destaca a importância da vacinação contra a raiva, uma doença grave e letal que pode ser transmitida tanto para humanos quanto para animais por meio da saliva de mamíferos infectados, geralmente por mordidas, arranhões ou lambidas. Ele enfatiza que a vacinação é fundamental para evitar a propagação do vírus, que tem sido identificado em áreas urbanas.

Pontos fixos
A vacinação antirrábica continua, durante a semana, das 9h às 17h, até o dia 7 de outubro, nas sedes dos distritos sanitários das regiões Sul, Leste, Campinas/Centro, Noroeste, Oeste e Sudoeste. Além disso, quatro pontos fixos estão à disposição para a imunização: Unidade de Vigilância em Zoonoses, Unidade de Pronto Atendimento Veterinário (UPAVet), Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Faculdade de Veterinária da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

Para facilitar a vacinação de tutores que possuem mais de cinco animais, a Unidade de Vigilância em Zoonoses disponibiliza telefones para agendar a vacinação em casa, sendo eles: 3524-3131, 3524-3129 (WhatsApp) e 3524-3130 (plantão).

Raiva
A SMS ressalta que a raiva é uma doença grave, e a vacinação é a melhor forma de proteger tanto os animais domésticos quanto os humanos. Na área urbana, a raiva é mais frequentemente transmitida por cães e gatos infectados.

Animais com suspeita de raiva apresentam sintomas como salivação excessiva, paralisia, falta de apetite, hidrofobia, fotofobia, dilatação das pupilas e alterações de comportamento, como agressividade, autoataque, cansaço e reclusão em locais escuros. “Não deixe de proteger seu animal de estimação e contribuir para a prevenção da raiva em Goiânia”, orienta Murilo Reis.

A lista completa dos locais de vacinação pode ser encontrada em:
saude.goiania.go.gov.br/_servicos/vacinas/campanha-de-vacinacao-antirrabica-2023

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp