Terço ‘gigante’ suspenso no Caminho de Belém: marco de fé e devoção no Paraná

terco-gigante-suspenso-no-caminho-de-belem3A-marco-de-fe-e-devocao-no-parana

Terço ‘gigante’ suspenso será instalado na rota religiosa ‘Caminho de Belém’, no Paraná. Monumento de 10 metros de altura foi construído com mão de obra voluntária e por meio de recursos arrecadados em campanhas de paróquia.
Em meio ao “Caminho de Belém”, localizado em Guarapuava, cidade da região central do Paraná, uma nova estrutura reforça a fé e devoção de quem faz a caminhada de peregrinação: um terço suspenso de 10 metros foi instalado na rota religiosa. Considerado o maior do estado pela Paróquia Nossa Senhora de Belém, o monumento foi construído em dois meses com a mão de obra voluntária de cerca de 25 pessoas, por meio de recursos arrecadados em campanhas da instituição. O terço, que representa uma das três partes do rosário, é um dos símbolos mais tradicionais da fé católica, conduzindo os fiéis à meditação dos mistérios da vida de Jesus Cristo e da Virgem Maria por meio da oração do Pai-Nosso e das Ave-Marias, organizadas em cinco dezenas.
A construção fica no Ramal 1 do Caminho de Belém – que inicia na ponte do Rio das Mortes, às margens da BR-277, e segue por aproximadamente 12,7 quilômetros até o Santuário Diocesano Nossa Senhora de Belém, no centro de Guarapuava. Para o coordenador da rota religiosa, Sandro Cardozo, o terço suspenso é um passo que reforça a importância do turismo religioso no Paraná, além de ser uma conquista para toda cidade. “Foi um pouco trabalhoso, porque não tínhamos um modelo pronto. Precisamos adaptar as contas, os tamanhos dos cabos de aço e toda a estrutura. Conseguimos doações do proprietário do terreno, dos postes e hastes. Vamos instalar uma placa com o nome dos doadores. O terço conta ainda com iluminação em LED, que à noite fica muito bonita. É realmente uma conquista de todos nós”, conta Sandro.
O terço será oficialmente inaugurado em 2 de fevereiro, durante a Festa da Padroeira de Guarapuava, Nossa Senhora de Belém. Neste ano, a edição do Caminho de Belém está agendada para 2 de fevereiro, uma segunda-feira. As inscrições foram abertas neste sábado (24) e podem ser feitas até o dia 1º de fevereiro na tenda montada no pátio da Catedral Nossa Senhora de Belém durante as novenas, com taxa de R$ 15. Os ônibus sairão às 5h da manhã, da frente da Catedral Nossa Senhora de Belém, conduzindo os peregrinos até o ponto inicial da caminhada, na ponte do Rio das Mortes. O percurso segue o trajeto tradicional do Ramal 1, mantendo os cerca de 12,7 quilômetros até o santuário.
Por toda a simbologia e importância do terço ‘gigante’ suspenso na rota religiosa ‘Caminho de Belém’, o turismo religioso no Paraná ganha um novo cenário, atraindo peregrinos em busca de fé, devoção e reflexão. A obra foi possível graças ao esforço conjunto de voluntários e doadores, que uniram-se para construir esse marco que fortalece os laços entre os fiéis e a comunidade local. O terço suspenso representa um ponto de referência e inspiração para todos que percorrem o caminho, integrando-se ao rico patrimônio espiritual e histórico da região. No dia da inauguração, a expectativa é de que seja um momento de celebração e devoção, marcando o início de uma nova etapa na peregrinação religiosa pelo Caminho de Belém, em Guarapuava. Essa iniciativa reforça a tradição de fé e esperança, promovendo a união entre os peregrinos em um gesto de pertencimento comunitário à Nossa Senhora de Belém e à sua história. Junte-se a essa jornada de fé e reflexão, venha fazer parte do Caminho de Belém e vivencie momentos únicos de espiritualidade e comunhão. Celebrando a religiosidade e a devoção, em um trajeto que representa não apenas a busca por um destino sagrado, mas a união daqueles que compartilham os mesmos valores e crenças. participe do Caminho de Belém e deixe-se guiar pela fé e pela devoção em uma experiência transformadora e inspiradora. Em cada passo, uma prece; em cada oração, um encontro com a divindade.acesse G1 e saiba mais sobre essa trajetória de fé e devoção.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp