Cada trabalhador recebe valor proporcional ao número de meses trabalhados formalmente naquele ano
Termina hoje o prazo para saque do abono salarial ano-base de 2015. Até o fim de novembro, 1,4 milhões de brasileiros com direito ao benefício ainda não tinham sacado o dinheiro. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, não haverá prorrogação do prazo.
Aqueles que trabalharam na iniciativa privada em 2015 podem retirar o dinheiro em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou em uma casa lotérica. Servidores públicos devem procurar o Banco do Brasil. Cada trabalhador recebe valor proporcional ao número de meses trabalhados formalmente naquele ano. Se a pessoa trabalhou o ano todo, recebe o valor na íntegra. Quem trabalhou recebe metade do valor, os pagamentos variam de 79 a 937 reais.
Para saber se tem direito ao abono salarial, é preciso ter trabalhado formalmente em 2015 e atender a alguns requisitos. Como estar vinculado formalmente a uma empresa ou a um órgão público por pelo menos 30 dias no ano de 2015, ter remuneração média de até dois salários mínimos, estar inscrito no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos e ter os dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Acessando o site do Ministério do Trabalho é possível fazer uma consulta com o número do PIS ou do CPF e a data de nascimento. Ou se quiser saber mais é só ir a uma agência bancária ou ligar para o Alô Trabalho no158. As ligações são gratuitas de telefone fixo em todo o país.