Terminam neste domingo, 6, inscrições para cursos de formação profissional

As Escolas do Futuro de Goiás  (EFG) estão oferecendo 1,3 mil vagas para cursos profissionais em três polos do estado. As inscrições seguem até este domingo (6), exclusivamente pela internet, para os interessados em se preparar para o mercado de trabalho. As aulas começam no dia 28 de março nas modalidades presencial e à distância.

Os pré-requisitos necessários são idade mínima de 16 anos e Ensino Fundamental completo. A única exceção é para o Técnico de Nível Médio no qual os estudantes matriculados a partir da 2ª Série do Ensino Médio e candidatos que já tenham concluído o Ensino Médio podem se inscrever.

Em Goiânia, a unidade de ensino José Luiz Bittencourt terá aulas dos cursos de Planejamento e Criação de Novos Negócios, E-commerce, Desenvolvedor Mobile, Tecnologias e Inovação para Startups, Gestão de Negócio e Criação de Valor, Programação de Computadores, Empreendedorismo Criativo e Mídias Sociais.

A unidade de ensino Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia, oferece formação em E-commerce, Planejamento e Criação de Novos Negócios, Marketing Digital, Programação de Computadores, Desenvolvedor Mobile, Tecnologias e Inovação para Startups e Assistente de Marketing.

Já no município de Santo Antônio do Descoberto, a unidade Sarah Kubitscheck oferta Marketing Digital, Competências Empreendedoras, E-commerce, Gestão do Negócio e Criação do Valor e Empreendedorismo Criativo.

As inscrições são gratuitas e realizadas pelo site da EFG (clique aqui para acessar). Os resultados finais serão divulgados no dia 15 de março de 2022, a partir das 18h, no mesmo site. O início das aulas está previsto para o dia 28 do mesmo mês.

Mercado de trabalho

Os cursos são uma estratégia para fugir do alto índice de desemprego no Brasil, que chegou a 11,6% em dezembro do ano passado, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, a preparação profissional resulta em melhores salários e ocupação de postos de trabalhos importantes para o desenvolvimento do País.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp