Terra vai ter o dia mais curto do ano nesta quarta-feira, 9

images-_4_

Com a Terra girando mais rápido do que o habitual, essa quarta-feira, 9, será o dia mais curto de 2025, com 1,10 milissegundo a menos do que o normal para 24 horas. A alteração, segundo especialistas, não é alarmante, mas tem chamado a atenção da comunidade científica.

Esse fenômeno curioso ainda deve acontecer outras duas vezes neste ano, nos dias 22 de julho e 5 de agosto. A expectativa é que os dias registrem 1,38 e 1,51 milissegundo a menos, respectivamente.

Segundo o diretor do Observatório Nacional, Fernando Roig, a rotação da terra não é completamente regular e, desde a sua formação, vem desacelerando. “Essa aceleração momentânea é uma anomalia, mas ocorre de tempos em tempos”, explica o astrônomo.

Dias ‘curtos’

Apesar de ser um fato curioso, os dias curtos na terra tem sido habituais. Em 2021, o planeta registrou -1,47, enquanto em 2022 foi registrado -1,59. Em 2025, 5 de julho registrou um novo recorde: -1,66 milissegundo.

O cientista Leonid Zotov, da Universidade Estadual de Moscou, aponta que os modelos atmosféricos e oceânico ainda não podem explicar o motivo da aceleração do planeta. Para ele, o motivo estaria relacionado a algo no interior da Terra.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp