Terremoto atinge Afeganistão e deixa mais de 800 mortos; buscas continuam

terremoto-afeganistao.jpg

Um terremoto de magnitude 6,0 atingiu o leste do Afeganistão e deixou cerca de 812 mortos e mais de 2.800 feridos nesta segunda-feira, 1º. Tremor ocorreu entre as províncias Kunar e Nangarhar, uma região de fronteira com o Paquistão, a cerca de 200 quilômetros da capital Cabul.

O número exato de mortos e desaparecidos ainda é incerto pois a região atingida é extremamente montanhosa e, por isso, as buscas estão sendo exclusivamente com helicópteros. Segundo o porta-voz do Ministério da Saúde, Sharafat Zaman, o número exato de mortos pode mudar, pois algumas áreas atingidas ainda não conseguiram informar o número de vítimas.

“O número de mortos e feridos é alto, mas como a área é de difícil acesso, nossas equipes ainda estão no local”, afirmou em comunicado o porta-voz do Ministério da Saúde, Sharafat Zaman.

Equipes de resgate estão enfrentando dificuldade para chegar às regiões atingidas e vasculham escombros de casas em busca de sobreviventes com a ajuda de moradores. Segundo o governo afegão, casas de barros espalhadas pela costeira desabaram e vilarejos foram destruídos. A Organização das Nações Unidas (ONU) informou que diversas agências estão auxiliando no resgate de vítimas.

Tremores

O terremoto de magnitude 6,0 ocorreu no leste do país, a cerca de 130 km da capital Cabul, e registrou profundidade de 8 km. Moradores da capital sentiram o tremor e casas foram destruídas em bairros próximos a fronteira do Paquistão.

Além do tremor principal, outros cinco tremores secundários foram sentidos na região com magnitudes que variam entre 4,3 e 5,2.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp