Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu Mianmar e a Tailândia nesta sexta-feira, 28, deixando pelo menos 144 mortos e 732 feridos, segundo autoridades locais. O tremor, que teve epicentro em Mianmar, causou destruição em diversas cidades, com colapsos de edifícios e prejuízos significativos.
Em Mandalay, segunda maior cidade birmanesa e antiga capital real de Mianmar, diversas construções foram afetadas. Em Bancoc, capital da Tailândia, um prédio em construção desabou, enquanto estabelecimentos comerciais e escritórios foram evacuados às pressas. O tremor foi sentido até em Yunnan, província no sudoeste da China, a mais de 1.000 km do epicentro, embora não haja relatos de vítimas no país.
O terremoto ocorreu às 12h50 no horário local (3h20 em Brasília), a uma profundidade de 10 km, conforme o Serviço Geológico dos Estados Unidos. Onze minutos depois, uma forte réplica de magnitude 6,4 foi registrada, seguida por outros tremores de menor intensidade. Sismos rasos, como esse, costumam causar danos mais severos.
O impacto também foi sentido na capital tailandesa, onde turistas correram em pânico ao ver a água de uma piscina no topo de um hotel de luxo transbordar. Imagens do momento rapidamente se espalharam nas redes sociais. Em Bancoc, parte do transporte público foi temporariamente suspensa devido à força do tremor.
O Centro de Redes Sísmicas da China (CENC) registrou a magnitude do evento em 7,9. Equipes de resgate seguem em operação para localizar sobreviventes e avaliar os estragos.
⚡️
Fuerte sismo sacude Myanmar y Tailandia:
¿qué está pasando?MINUTO A MINUTO https://t.co/1oM7bRE0K9pic.twitter.com/eYfA0wTxie
— RT en Español (@ActualidadRT) March 28, 2025
Os efeitos devastadores do terremoto de escala 7.7 que atingiu Myanmar. A cidade de Bangkok foi particularmente afetada, com muitos prédios ruindo. pic.twitter.com/2r4YRi9wZU
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) March 28, 2025