Terremoto na Rússia que gerou tsunami no Pacífico foi um dos mais fortes da história

2025-07-30T054932Z_579500112_RC2TWFAS5AGG_RTRMADP_3_RUSSIA-QUAKE-PENINSULA

O terremoto de magnitude 8,8 que atingiu a costa do extremo oriente da Rússia e emitiu alerta para outros países foi considerado um dos 10 mais poderosos já registrados. O tremor, que ocorreu na manhã desta quarta-feira, 30, provocou tsunamis com ondas de até quatro metros e fez com que alertas de retirada fossem emitidos no Japão, Havaí e Equador.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o abalo sismo foi detectado na cota de Petropavlovsk, na Península de Kamchatka, a uma profundidade de 19 quilômetros.

Terremoto

O terremoto atingiu o extremo oriente da Rússia na manhã desta quarta-feira, 30, e foi registrado com magnitude 8,8. O tremor causou diversos tsunamis pelo Oceano Pacífico e chegou a inundar parte da cidade de Severo-Kurilsk, nas Ilhas Curilas. Além disso, um vulcão adormecido no território de Kamchatka entrou em erupção devido aos tremores.

Alertas de perigo para tsunami foram emitidos em países como Japão, EUA e Equador. No país norte-americano, o aviso foi enviado a habitantes do Havaí e Califórnia, em razão a altura das ondas.

No Japão, quase dois milhões de pessoas foram orientadas a deixar áreas costeiras, especialmente no norte do país. Em Iwate, foi registrado onda de 1,3 metros, mas não houve relato de feridos ou danos significativos.

Além desses, outros países do Pacífico também receberam alerta de ondas que poderiam atingir até três metros. Foram eles: México, Equador, Chile, Colômbia, Polinésia Francesa, Taiwan, Nova Zelândia e Tonga.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp