Um terremoto de magnitude 5,9 deixou pelo menos 920 pessoas mortas no leste do Afeganistão. O desastre natural ocorreu na madrugada desta quarta-feira, 22, segundo autoridades locais. Além das vítimas fatais, outras 600 pessoas ficaram feridas.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o tremor ocorreu a 10 km de profundidade, em uma área de difícil acesso perto da fronteira com o Paquistão. Ele foi sentido na capital Cabul e nos vizinhos índia e Paquistão.
Apesar do USGS, que monitora os tremores em tempo real no mundo, ter registrado magnitude 5,9, o Departamento Meteorológico do Paquistão afirmou que o tremor foi de magnitude 6,1. Em ambos os casos, a magnitude não é considerada muito alta. No entanto, a área atingida é extremamente montanhosa e com muitas aldeias em condições precárias, por isso, a quantidade de mortos.
O governo do Afeganistão pede ajuda para que não ocorra um “desastre humano”. De acordo com ele, várias casas foram destruídas e muitas pessoas estão presas nos destroços.
A maioria das mortes confirmadas ocorreu na província afegã oriental de Paktika, onde 255 pessoas foram mortas e mais de 200 ficaram feridas, disse Salahuddin Ayubi, funcionário do Ministério do Interior, ao G1.
#video At least 250 people have lost their lives after a powerful #earthquake jolted #Afghanistan‘s #Paktika province. #savepaktika @AJArabic @AlArabiya_Brk pic.twitter.com/jVs5tG1pO1
— Rohullah.Par.Khanروح الله پروانی (@rohullahparKhan) June 22, 2022
6.1 magnitude earthquake in Afghanistan kills at least 300#Afghanistan #earthquake https://t.co/I0hfMpXMJQ pic.twitter.com/ZlpccFFUVr
— Prateek Pratap Singh (@PrateekPratap5) June 22, 2022