Press "Enter" to skip to content

Terremoto no Afeganistão deixa mais de 900 pessoas mortas

Última atualização 22/06/2022 | 08:09

Um terremoto de magnitude 5,9 deixou pelo menos 920 pessoas mortas no leste do Afeganistão. O desastre natural ocorreu na madrugada desta quarta-feira, 22, segundo autoridades locais. Além das vítimas fatais, outras 600 pessoas ficaram feridas.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o tremor ocorreu a 10 km de profundidade, em uma área de difícil acesso perto da fronteira com o Paquistão. Ele foi sentido na capital Cabul e nos vizinhos índia e Paquistão.

Apesar do USGS, que monitora os tremores em tempo real no mundo, ter registrado magnitude 5,9, o Departamento Meteorológico do Paquistão afirmou que o tremor foi de magnitude 6,1. Em ambos os casos, a magnitude não é considerada muito alta. No entanto, a área atingida é extremamente montanhosa e com muitas aldeias em condições precárias, por isso, a quantidade de mortos.

O governo do Afeganistão pede ajuda para que não ocorra um “desastre humano”. De acordo com ele, várias casas foram destruídas e muitas pessoas estão presas nos destroços.

Casas destruídas pelo terremoto (Foto: Reprodução G1)

A maioria das mortes confirmadas ocorreu na província afegã oriental de Paktika, onde 255 pessoas foram mortas e mais de 200 ficaram feridas, disse Salahuddin Ayubi, funcionário do Ministério do Interior, ao G1.