Seis pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas na noite desta sexta-feira (10), após um terremoto de 6,7 graus atingir a ilha de Mindanao, no sul das Filipinas. Os serviços de emergência realizam trabalhos de resgate e não descartam a existência de mais mortos.
O tremor aconteceu às 22h (horário local, 12h em Brasília), a 14 quilômetros da cidade de Surigao e a 10 quilômetros de profundidade, no mar, segundo o serviço sismológico filipino (PHILVOLCS), que não emitiu alerta de tsunami.
Um dos quatro mortos é menor de idade, segundo a governadora da província de Surigao do Norte, Sol Matugas. Do mais de 100 feridos, 68 foram internados no hospital regional de Caragae 13 estão em estado grave.
Danos à infraestrutura
As autoridades declararam estado de calamidade em Surigao, onde vários edifícios e infraestruturas sofreram fortes danos – entre eles o capitólio provincial, um centro comercial e duas importantes pontes.
O terremoto afetou o fornecimento de eletricidade parcial ou totalmente em 11 regiões e cancelou todos os voos no aeroporto de Surigao. Segundo estimativas das autoridades locais, o aeródromo pode ficar fechado até 10 de março.