Terroristas sequestram casal que estava em festival durante ataque do Hamas

Vídeo mostra militantes sequestrando casal que estava em festival durante ataque do Hamas

Um mulher de 25 anos, Noa Argamani, e seu namorado, Avinatan Or, foram filmados ao serem sequestrados de um festival de música psy trance que ocorria em Re’im, Israel, a cinco quilômetros da fronteira com Gaza. Nas imagens do vídeo postado no Telegram, o casal é sequestrado pelo que suspeita ser um grupo de militantes do Hamas.

No vídeo, é possivel ver Noa Argamani sendo conduzida em uma moto e segurada por um dos terroristas, enquanto seu namorado, Avinatan Or, é conduzido andando preso por dois homens que o imobilizam segurando seus braços para trás.

Ataques no festival

De acordo com o The New York Times, o festival de música reunia cerca de 3.500 pessoas quando sofreram o ataque cuja autoria foi reinvindicada pelo grupo palestino Hamas. Com o ataque no evento, as autoridades de segurança estimam que mais de 100 pessoas morreram.

Quando o ataque começou onde o festival ocorria, várias pessoas tentaram fugir para o sul passando por campos e entrando em um vale e uma área arborizada. O casal Noa Argamani e Avinatan Or tentou se esconder dos militantes antes de serem feitos de reféns pelo grupo.

Avinatan Or chegou a compartilhar sua localização com um amigo. “Eu e Noa estamos escondidos aqui”, escreveu Or. “Diga a eles que há uma gangue de 20 homens que está encontrando pessoas que as estão escondendo e as linchando”, diz na mensagem divulgada pelo The New York Times.

Entretanto, desde 10h de sábado, 7, ele não enviou mais mensagens e sua família conseguiu rastreá-lo até Gaza, quando perderam sinal de sua localização. Ainda no sábado, outro vídeo foi divulgado mostrando Noa em cativeiro em Gaza com as mesmas roupas de quando foi sequestrada.

A organização do festival afirmou, em comunicado pelo Instagram, que estão fazendo o que está ao seu alcance para ajudar as autoridades a encontrar os desaparecidos e que seus funcionários estão realizando buscas para localizá-los.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Papa Francisco celebra missa de natal e inicia Jubileu de 2025

No dia 24 de dezembro, o Papa Francisco presidiu a tradicional Missa do Galo na Basílica de São Pedro, no Vaticano, marcando o início do Jubileu de 2025. Esta celebração foi especialmente significativa, pois o pontífice também abriu a Porta Santa, um gesto que ocorre apenas em anos jubilares.

A Missa do Galo, celebrada na véspera de Natal, é um dos momentos mais sagrados do calendário católico. Nesta ocasião, o Papa Francisco refletiu sobre a esperança trazida pelo nascimento de Jesus Cristo. “Jesus é a nossa esperança”, destacou o Papa, enfatizando a importância de manter a porta do coração aberta para a grande esperança que é o menino Jesus.

A abertura da Porta Santa é um rito solene que inclui a proclamação de uma leitura do Evangelho de São João, especificamente o versículo “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, será salvo” (João 10:9). Este gesto simbólico convida os fiéis a atravessar a Porta Santa com fé, buscando a indulgência plenária, um perdão por seus pecados.

História do Jubileu

O Jubileu, que começou no ano de 1300 a pedido do Papa Bonifácio VIII, é um período especial de reflexão e penitência para a Igreja Católica. O Jubileu de 2025 será marcado por várias celebrações, incluindo a abertura de portas santas em outras basílicas do Vaticano, como a Basílica de São João de Latrão no dia 29 de dezembro e a Basílica de Santa Maria Maior no dia 1º de janeiro.

As portas santas serão fechadas no dia 28 de dezembro de 2025, encerrando o Jubileu. Este período é uma oportunidade única para os fiéis se aproximarem da Igreja e buscar a graça divina.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp