Press "Enter" to skip to content

Tesouro: Bicho-preguiça esconde antibiótico natural na pelagem

Última atualização 07/05/2023 | 09:25

O pelo dos bichos-preguiça podem esconder um verdadeiro tesouro para a medicina. Isso porque, segundo um estudo publicado por biólogos da Costa Rica, a pelagem destes animais concentra uma série de bactérias, principalmente dos gêneros Rothia e Brevibacterium, que são capazes de produzir antibióticos para regular a presença de agentes patogênicos.

As bactérias funcionam como uma espécie de reforço à imunidade dos animais, atacando também fungos que provocam doenças em diversos mamíferos, incluindo os humanos. 

“Algumas das espécies combatidas pelas bactérias causam importantes alergias e micoses pulmonares“, afirma o estudo.

A descoberta pode abrir caminho para pesquisas, já que o uso de antibióticos tradicionais causa várias consequências, incluindo a perda da eficácia de seu uso e até uma maior incidência de alergias.

Em entrevista à AFP, porém, um dos coordenadores do estudo, Max Chavarría, disse que faltam pesquisas para entender melhor como estas bactérias reguladoras atuam e quais são suas informações genéticas antes de usá-las em humanos. 

“Projetos como o nosso podem contribuir para encontrar novas moléculas que possam, a médio ou longo prazo, ser usadas nessa batalha que estamos travando de resistência aos antibióticos”, diz.

Pesquisa

Para realizar a pesquisa, foram coletadas amostras da pelagem de 20 bichos-preguiça de um santuário da Costa Rica. O pelo dos animais é muito espesso e nele convivem insetos, bactérias, fungos e até algas.

O foco do estudo de Chavarría foi o de como as bactérias antibióticas regulam a presença de patógenos em duas espécies de bichos-preguiça da ilha caribenha, os com dois e os com três dedos.