Jornal Diário do Estado

Testagem ampliada de antígeno na população chega à região Noroeste da capital

A região foi selecionada após estudos epidemiológicos que a apontam como grande circulação da Covid-19

Nesta terça-feira, 11, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Saúde, testará a população da região Noroeste, formada por 74 bairros e mais de 180 mil habitantes, para identificar casos da Covid-19. A testagem começa às 8h e segue até sexta-feira, 14.

A região foi escolhida após estudos epidemiológicos que a apontam como grande circulação da Covid-19. Para evitar aglomerações, os testes serão realizados em duas unidades de educação: Escola Municipal Professora Leonísia Naves de Almeida, no Morada do Sol, nas modalidades drive thru e pedestres; e na Escola Municipal Stephania Alves Bispo, no Jardim Liberdade, que atenderá pedestres.

Nos dois locais seguirão os protocolos adotados no Jardim Guanabara, como equipes que atuarão na triagem, coleta, realização do teste e equipe médica para atender os casos positivos. Todas equipadas para evitar o contágio.

Serão realizados os testes em moradores acima de 12 anos e que não apresentam sintomas, que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados nos últimos dias. Para quem possui sintomas o orientado é que procure uma unidade de saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) adquiriu 185 mil testes rápidos de antígeno que identificam o vírus no momento da infecção. A realização desse tipo de testagem é inédita no estado. 

A testagem objetiva identificar os casos, conter a transmissão do vírus e diminuir o número de internações e óbitos na capital. A Prefeitura de Goiânia já realizou mais de 80 mil testes para detectar o novo coronavírus.