Testes positivos de Covid-19, no aeroporto de Goiânia, passarão por mapeamento para identificar variante

Na manhã desta segunda-feira (13), a Secretaria Municipal de Saúde iniciou os testes de Covid-19 em passageiros que desembarcarem no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia. A previsão era de início às 8h30, mas a testagem começou por volta de 9h40, após reunião entre equipe da Secretaria Municipal de Saúde, Anvisa e Infraero para definir ajustes.

O teste de antígeno fica pronto em 30 minutos e será feito na sala ao lado do espaço da Anvisa. As pessoas que tiverem resultado positivo passarão por um novo teste PCR, para que seja feito sequenciamento genético do vírus e identificada a variante. No entanto, a testagem não é obrigatória.

Em coletiva de imprensa nesta manhã, o secretário municipal de saúde, Durval Pedroso, informou que a testagem não será feita 24 horas, mas sim em horários de maior movimento de voos. Além disso, não há tempo definido de duração.

“Não temos um tempo planejado de funcionamento. Ocorrerá durante o período de férias em que há maior circulação. No momento em que não se verificar mais a necessidade, esse serviço não será mais necessário”, explicou o secretário.

A testagem, segundo o secretário, tem potencial de diminuir a circulação de pessoas assintomáticas e fazer o rastreio genético da variante.

Testes positivos

A secretaria de saúde irá monitorar os passageiros que tiverem resultado positivo e pretenderem ficar na capital por mais de cinco dias. O secretário não detalhou medidas específicas de isolamento destas pessoas, mas informou que serão acompanhadas por equipe médica.

“O acompanhamento pode ser feito pela telemedicina e também, a depender das condições clínicas da pessoa, pelo atendimento médico especializado da rede. Estamos trazendo esta estratégia, que já usamos na cidade, para dentro do aeroporto”, afirmou o secretário da pasta da saúde.

Ômicron

Na manhã do último domingo, os dois primeiros casos da variante Ômicron de Goiás foram confirmados em Aparecida de Goiânia. Por meio de suas redes sociais, o prefeito Gustavo Mendanha informou que as pacientes são duas mulheres, de 46 e 20 anos, que tiveram contato com um casal de missionários vindos da Angola, na África. As mulheres apresentam sintamos leves.

Na coletiva desta segunda-feira, Durval Pedroso informou que não há, até o momento, caso da variante Ômicron identificado em Goiânia.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Seis suspeitos são presos por assalto a shopping em Manaus; itens roubados são recuperados

Seis suspeitos de participarem de um assalto ao Manauara Shopping, localizado na zona centro-sul de Manaus (AM), foram detidos ao longo da semana. O crime ocorreu no último sábado, 14, quando homens armados invadiram a unidade da joalheria Vivara, roubando relógios e joias. Os itens furtados foram recuperados, e cinco armas usadas no assalto foram apreendidas.

O primeiro suspeito, de 31 anos, foi preso no mesmo dia do crime por policiais militares que participam da Operação Natal, iniciada em novembro. Outros três suspeitos foram capturados na segunda-feira, 16.

Na quarta-feira, 18, houve um confronto entre policiais civis da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e um dos suspeitos, identificado como Cláudio Vítor da Silveira, que acabou morto. Na mesma data, outro suspeito, que ajudou na fuga de Silveira, foi preso. Um sexto homem, conhecido como Joel, foi detido na quinta-feira, 19, por auxiliar na fuga dos criminosos.

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas, Bruno Fraga, as investigações estão em andamento. O crime foi planejado, e os suspeitos já haviam comprado passagens aéreas para deixar o estado. Todos os envolvidos têm antecedentes criminais e mandados de prisão em aberto, incluindo por organização criminosa e roubo. Eles serão acusados de roubo triplamente majorado e outros crimes.

O assalto ao Manauara Shopping gerou pânico entre funcionários e clientes, com imagens de correria circulando nas redes sociais. A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas informou que ninguém ficou ferido durante o tiroteio.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp