The Town, festival & lanches: evento terá 50 toneladas de alimentos e opções saudáveis
Ao DE, chef Alex Fediczko explicou como pratos foram pensados para serem comidos em pé. Festival acontece no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Super fãs de atrações do The Town conhecem áreas restritas do festival
Um cardápio com opções saudáveis e vegetarianas, e pratos pensados para serem comidos em pé. Essas foram algumas das preocupações da Sapore, empresa responsável por grande parte da operação gastronômica no The Town.
A empresa cuida do catering (prestação de serviços de alimentação) da produção, do artístico e da imprensa. Além disso, também fará o abastecimento do Rock World Lounge, uma área voltada para o relacionamento dos organizadores do festival com as bandas e empresários. Eles também cuidarão do Market Square, espaço gastronômico voltado diretamente ao público do festival e que terá curadoria do chef Henrique Fogaça.
Somando todos esses espaços, a Sapore prevê cerca de 50 toneladas de alimentos para os cinco dias de festival. O The Town acontece nos dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Embora o festival ainda não tenha começado, uma equipe de mais de 60 pessoas da empresa está há 30 dias se revezando 24 horas no fluxo da cozinha para agilizar toda a produção.
São cozinheiros, nutricionistas, chefs e ajudantes envolvidos na logística, por enquanto, do trabalho mais “robusto”, que seria a parte de base da cozinha, como arroz e feijão.
“Nós fazemos a cocção de alimentos, refrigeramos eles em ultra resfriadores e depois embalamos a vácuo e ultra congelamos. Nós focamos [durante o evento] mais na parte de finalização e preparos mais delicados”, explica o chef Alex Fediczko, responsável pela construção do cardápio do artístico – voltado para a equipe das atrações do festival.
“Esse catering do artístico funciona até 3h da manhã. Ele vai de café da manhã, almoço e jantar”, explica Veridiana Correa, COO e Diretora de Inovação, Novos Negócios e Eventos da Sapore.
Durante o evento, o número de profissionais envolvidos na alimentação do festival sobre para mais de 500.
OPÇÕES SAUDÁVEIS E PARA DIVERSOS PALADARES
Em conversa com o DE, o chef Alex Fediczko falou sobre a demanda crescente para opções saudáveis e vegetarianas nos festivais de música.
> “Esse ano, essa é uma preocupação nossa: trazer uma frente saudável para a galera poder também ter um equilíbrio nutricional.”
No Market Place, por exemplo, o frequentador do festival vai encontrar opções como salada com molho oriental, arroz negro com cogumelos, açaí com frutas e burger veggie com maionese de castanha.
Além disso, o cardápio também será dividido por “gêneros musicais”. Fogaça desenvolveu um menu inspirado na conexão entre música, atitude e gastronomia. Jazz, Blues, MPB, Samba, Hip Hop, Rock, Punk e Hardcore foram alguns ritmos que ajudaram na produção do conceito da gastronomia do festival, seguindo a linha da diversidade musical dos palcos.
ALIMENTAÇÃO E CAMINHADA
Outra preocupação da organização é que o público tenha facilidade para carregar seus pratos enquanto transita pelo evento.
> “A pessoa pode pegar o guioza, o bolinho de arroz, e sair comendo. A grande maioria do cardápio foi desenvolvido exatamente para a pessoa conseguir comer em pé.”
“Se ela quiser pegar a comida e levar lá para o meio para curtir o show, ela pode ir”, explica Alex Fediczko.
SABORES BRASILEIROS
Responsável pelo cardápio do artístico, Alex quer mostrar o sabor do Brasil para as atrações e suas equipes. Principalmente, para as bandas internacionais.
“A gente consegue trazer um sabor novo para eles. Um exemplo é o filet mignon com rôti de rapadura. A gente inclui ali um toque de rapadura no final para trazer essa brasilidade e dá um sabor sofisticado.”
“Temos uma salada também com vinagrete de caju, que é um ingrediente totalmente brasileiro, dá um frescor extremo e tem esse apelo da comida mais saudável também”, explica Alex.
A sobremesa também vai trazer sabores brasileiros. Brigadeiro de cumaru e de paçoquinha estão entre as opções. Assim como abacaxi laminado com raspa de limão.
Hamburguer bovino com queijo gouda, cebola roxa, tomate caqui, maionese de alho e picles de maxixe, disponível no Market Square — Foto: Divulgação