Quem é Thiago Gasparino, novo executivo de futebol do Criciúma
Profissional chega para montar elenco do ano em que tem o Catarinense e Série B
Criciúma tem novo executivo de futebol
[https://s03.video.glbimg.com/x240/14185102.jpg]
Criciúma tem novo executivo de futebol
O Criciúma anunciou Thiago Gasparino para o cargo de executivo de futebol visando a temporada de 2026. Ele chega para assumir a vaga de Ítalo Rodrigues e tem a missão de montar o elenco para a disputa do Campeonato Catarinense e Série B do Campeonato Brasileiro. Thiago Gasparino é novo executivo de futebol do Criciúma — Foto: Divulgação/Criciúma E.C. “+Clique aqui e faça parte do novo canal de notícias do Criciúma no WhatsApp [https://www.whatsapp.com/channel/0029VbB2dJ00rGiFEawGqM2f] “Sou um profissional com perfil que gosto de me conectar com o mercado num geral”, disse durante a apresentação no Sport em maio. Mas afinal, quem é Thiago Gasparino? Com 39 anos, o executivo vai para seu primeiro trabalho em Santa Catarina, porém, acumula passagens na função por times como Remo e Sport. No mundo do futebol, teve experiência como coordenador de captação no Athletico e gerente de mercado no Coritiba. O ge conversou com alguns jornalistas que acompanharam os trabalhos de Gasparino e traz uma análise do seu perfil de trabalho.
ATHLETICO E CORITIBA
Thiago Gasparino deixa o Coritiba — Foto: Coritiba “+Criciúma prevê gastar quase R$ 32 milhões com o futebol em 2026 [https://ge.globo.com/sc/futebol/times/criciuma/noticia/2025/12/11/criciuma-preve-gastar-quase-r-32-milhoes-com-o-futebol-em-2026.ghtml] O novo homem do futebol do Criciúma chegou ao Athletico na temporada de 2018. No Furacão, coordenador de captação, prospecção e scouting, além do setor de mercado e negociação. Já no Coritiba, a passagem aconteceu no ano de 2021, quando o Coxa alcançou o acesso à Série A. “No Coritiba, em 2021, ele era uma dos pilares do departamento de futebol. Na montagem do elenco, teve bastante influência. Eu lembro que ele tinha o perfil de buscar atletas com características diferentes para complementar o elenco e dar opções aos treinadores. Por exemplo, um centroavante é de força física, o outro ele queria que fosse de mobilidade – relembra Daniel Piva, jornalista.
REMO
Thiago Gasparino, executivo de futebol do Remo — Foto: Samara Miranda/Remo “+Deixam saudade? Veja quais atletas emprestados ao Criciúma ‘deram certo’ em 2025 [https://ge.globo.com/sc/futebol/times/criciuma/noticia/2025/12/12/deixam-saudade-veja-quais-atletas-emprestados-ao-criciuma-deram-certo-em-2025.ghtml] A passagem no Remo aconteceu durante a temporada de 2022 e 2023. Como executivo de futebol, ele foi anunciado no mês de novembro e a demissão aconteceu em julho do ano seguinte, após uma derrota no clás…




