Da volta com festa ao adeus: veja momentos da segunda passagem de Thiago Silva pelo Fluminense
Contratado no meio de 2024 com evento histórico no Maracanã, zagueiro antecipa fim do vínculo
Thiago Silva encerra a segunda passagem pelo Fluminense; Europa deve ser o próximo destino
A segunda passagem de Thiago Silva pelo Fluminense foi curta no tempo, mas intensa. Entre a recepção apoteótica no Maracanã no meio de 2024 e a despedida em campo no último domingo, o zagueiro, que rescindiu o contrato com o clube, viveu capítulos marcantes na volta ao time que o projetou para o futebol mundial. Veja alguns abaixo.
Thiago Silva se despede do Fluminense: “Memórias que levarei para toda a vida”
O reencontro começou em clima de festa. Apresentado no Maracanã, Thiago Silva foi recebido por milhares de torcedores em uma noite que simbolizou muito mais do que uma contratação. Foi o retorno de um ídolo formado em Xerém, com status de líder e referência, para ajudar o Fluminense dentro e fora de campo. Com mais de 55 mil presentes, a festa marcou um recorde para a apresentação de um jogador no Brasil.
Em um dos momentos mais simbólicos da temporada passada, Thiago Silva se emocionou ao falar sobre a permanência do Fluminense na Série A. Em seu discurso, deixou claro que entendia a responsabilidade da missão que havia assumido ao voltar: liderar um grupo pressionado, dar estabilidade ao time e ajudar o clube a superar um dos períodos mais delicados do ano. Após o jogo contra o Palmeiras, na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2024, o zagueiro atravessou o gramado do Allianz Parque de joelhos depois que o Flu evitou o rebaixamento.
Mesmo atuando como zagueiro, Thiago Silva também deixou sua marca no ataque. Foram cinco gols ao todo com a camisa tricolor nesta segunda passagem. Um marcado em 2024 e outros quatro em 2025.
Além do desempenho em campo, Thiago Silva se destacou pela liderança no vestiário. Bastidores revelaram discursos emocionados antes de jogos decisivos, como o que antecedeu uma classificação histórica sobre a Inter de Milão, por 2 a 0, nas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes, em que o capitão reforçou a união do grupo, a identidade do clube e o peso da camisa tricolor nos momentos grandes.
O adeus em campo veio com uma grande atuação de Thiago Silva, porém, marcada pela eliminação na Copa do Brasil para o Vasco, nos pênaltis, no último domingo. Na partida, o zagueiro teve dois lances de destaque contra o jovem Rayan. Ele também converteu o pênalti nas cobranças alternadas. Em caso de classificação, seria um dos heróis do jogo ao lado de Fábio. Com o Fluminense eliminado, porém, o zagueiro se despediu do grupo no vestiário.
Capitão do time desde a chegada, em meados de 2024, Thiago encerra a passagem pelo clube do coração com 212 partidas disputadas e 19 gols marcados. O único título conquistado foi a Copa do Brasil de 2007, o primeiro de sua vitoriosa carreira.




